O primeiro dia de Competições dos XXXVIII Jogos Esportivos EFOMM-CN (MERCNAV) teve início com o jogo de vôlei entre as equipes do Colégio Naval e da EFOMM. A partida ocorreu no Ginásio Esportivo às 1900 e contou com a presença do Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, CAlte Gilberto Cezar Lourenço, do Ilmo. Sr. Comandante do Colégio Naval, CMG Guilherme e Ilmos. Srs. Comandantes do Corpo de Alunos de ambas instituições, demais oficiais e civis.

Antes do início da partida, ambas torcidas demonstravam tamanha empolgação, abrilhantando a arquibancada com garbo e vibração. A Equipe de Angra dos Reis abriu o placar. Após o primeiro tempo técnico, erros foram sinalizados para que fossem corrigidos. A a partida seguiu equilibrada até os 18 minutos de jogo, quando um belo rally culminou no 17º ponto do Colégio Naval. Com essa motivação, a equipe da casa abriu uma boa vantagem e venceu o primeiro set por 25 a 20.

BRNAPFAL20150807-009
Time da EFOMM comemora ponto no jogo de vôlei (Foto: Jornal Pelicano).

O segundo set começou com o ponto para a Equipe de Angra e teve um princípio bem equilibrado, com placares de 5X5 e 6X6. O 11º ponto do Colégio Naval foi marcado por um bonito ace, mas o time visitante logo empatou. O jogo seguiu bem disputado, marcado por alguns lances de bloqueio, principalmente realizados pelo time da EFOMM com os alunos Gualberto, Perrotta e Lima. Destaca-se neste set, também, a animação da torcida que realizou a famosa “ola”, marcante em eventos esportivos. A Equipe visitante abriu uma vantagem de 4 pontos, 17×13, mas o time da casa empatou no 18º ponto. Após ótimo rally a Equipe do CIAGA faz o 23° ponto, passou a frente e fechou o 3º set em 25 a 19.

O primeiro ponto do terceiro set foi marcado pelo time da EFOMM, em um lance de bloqueio. Houve também um belo rally que culminou no 3º ponto da Equipe do Colégio Naval. Inicialmente, um equilíbrio marcou as equipes. Em seguida, o time da casa tomou à frente do placar com 12X8, mas a Equipe de Olaria reagiu e empatou. Após um longo rally, a Equipe de Angra dos Reis passou a frente novamente, com placares de 16X15, 17X15 e 19X17. O time da casa abriu 4 pontos de vantagem e teve a oportunidade do set point, fechando em 25X22.

BRNAPFAL20150807-008
A vibração do time do CN foi marcante durante a partida (Foto: Jornal Pelicano).

O 4º set, assim como os anteriores, começou bem animado com o Colégio Naval saindo na frente. O time da EFOMM conseguiu abrir 6 pontos de vantagem neste inicio, com placar de 12 a 5. Porém, o time de Angra dos Reis começou uma bela reação após outro rally com os placares de 12X7, 13X9, 15X12 e 15×14, culminando na virada do time da casa com pontuação de 18 a 15.

Destaca-se a entrada do líbero Foureaux que contribuiu com defesas e passes precisos, ajudando a reverter o placar em prol do time da EFOMM. O time de Olaria chegou a estar 5 pontos atrás do placar, mas conseguiu empatar e fechar o set em 25 a 23.

O tie break começou com o ponto do time da EFOMM, após belo saque do aluno Perrotta. Este set, assim como os outros, teve bastante equilíbrio com placares de 3X3, 4×3 (EFOMM), 6X5 (Colégio Naval) e 6X6. O equilíbrio seguiu até e o time de Olaria abrir 3 pontos de vantagem após um brilhante saque do aluno Lisboa. Nesta altura, registrava-se 13 a 10 no marcador. O time visitante faz mais um ponto conquistando o match point, mas a equipe de Angra dos Reis reagiu novamente e empatou. O aguardado último ponto terminou com o time da EFOMM consagrando-se campeão, após o bloqueio do aluno Lima, maior bloqueador da partida, fechando o jogo em 16 a 14.

Pode-se destacar como melhor atleta em quadra o Aluno Lisboa, do 2º ano da EFOMM, que contribuiu com pontos de suma importância ao longo de toda a partida. O aluno Márcio, também do 2º ano, enaltece ainda a participação do aluno Foureaux, que, para ele, foi a arma secreta do time.

Este evento correspondeu à altura a expectativa de ambas as torcidas. Foi um jogo bem disputado, no qual os valores de camaradagem, lealdade e respeito foram exaltados através da dedicação e comprometimento dos atletas das duas equipes.

“desejo de coração que ao término da competição façamos novos amigos”

Após o encerramento da partida, o Comandante do CIAGA fez a entrega das medalhas, cumprimentando todos os atletas e proferindo algumas palavras. “Ganhar ou perder em qualquer esporte é questão de números. Hoje vimos mais que um jogo de vôlei. A maior vitória é para a Marinha, desejo de coração que ao término da competição façamos novos amigos. Viva a Marinha!”

IMG_62472
A torcida do CN prestou seu apoio à equipe da casa (Foto: Jornal Pelicano).

O aluno Goulart, líbero da equipe da EFOMM, em êxtase pela medalha de ouro, disse que a mesma foi fruto de muito esforço, batalha e treinamentos: “A competição era importante para aproximar o espírito esportivo entre as equipes. Além disso, a presença de familiares que moram longe foi importante para lhes dar orgulho”.

O aluno Carvalho, do 3º ano do Colégio Naval, declarou ter gostado da disputa, ainda que não tenha conseguido a vitória: “Receber a EFOMM é bom porque temos poucas competições. O MERCNAV está sendo importante para o aperfeiçoamento da equipe.” O vôlei treina em média duas horas e meia, de 2º a 5º, durante o TFM do Colégio.

“O MERCNAV está sendo importante para o aperfeiçoamento da equipe”

O treinador principal de vôlei da EFOMM, Professor Ricardo, destacou o empenho da equipe nos treinos: ”Não é à toa que alguns colegas da Escola costumam dizer que o voleibol é muito sugado, mas nós acreditamos que a diferença numa disputa desportiva é a determinação e o foco no que fazemos nos nossos treinos. Diante disso, o resultado de uma disputa é refletido simplesmente pela vontade de vencer; e a isso a equipe se pré-dispôs.”

Segundo o Professor Henrique, Chefe do Departamento de Educação Física da EFOMM, a expectativa era grande e o nervosismo natural, já que os times não se conheciam. Entretanto, o que se viu foi uma grande festa através do jogo. Ele destacou também a importância do evento, que promove a interação entre os alunos.

As fotos da competição de vôlei estão disponíveis em nosso álbum:

MercNav 2015 - Vôlei