A lista foi divulgada no dia 15 de setembro obedecendo o prazo estabelecido no Calendário de Eventos do concurso (Anexo I do Edital). Ela contemplou todos os candidatos que obtiveram pelo menos 50 pontos em cada prova e alcançaram, somando-se as notas das de Matemática, Física, Português e Inglês, um total de 200 pontos para o CIAGA e 205 para o CIABA. Como não foi possível completar o número de 720 selecionados dessa maneira, conforme estabelecido no Edital do certame (subítem 11.4), candidatos que não obtiveram  aproveitamento mínimo de 50 pontos em cada prova preencheram as 37 vagas restantes do CIAGA e 291 do CIABA.

A ordenação da lista seguiu critérios previsto no Edital do certame (ítem 11). priorizando, em caso de empate, os candidatos que obtiveram as maiores notas em Matemática, Física, Português e Inglês, nessa ordem; os de maior idade e, em útlmo ato, os sorteados (subítem 11.1).

A nota da prova de Redação não é contabilizada nessa etapa do concurso. Ela só é considerada, de forma classificatória, na composição do grau final de classificação no processo seletivo, divulgado antes do Período de Adaptação.

 

A Etapa de Exame de Conhecimentos aconteceu nos dias 16 e 17 de agosto em algumas cidades por todo o Brasil. O concurso pretende selecionar e admitir jovens entre 17 e 23 anos para as Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante dos Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), na cidade do Rio de Janeiro e Centro de Instrução Almirante Brás de Aguiar (CIABA), em Belém do Pará.

Em nota, no dia 12 de setembro, o CIAGA – órgão da Marinha do Brasil responsável pela execução e coordenação do Processo Seletivo – divulgou o resultado do procedimento administrativo instaurado no dia 19 de agosto para apuração de supostas irregularidades que teriam ocorrido na Etapa de Exame de Conhecimentos do concurso. Foram anuladas 5 questões da prova de Inglês que apresentaram impropriedades de forma e eliminados os candidatos que não atenderam determinações estabelecidas no Edital do certame.

Segue abaixo a íntegra da última nota divulgada:

[quote_box_left]Tendo em vista as conclusões a que se chegou, no procedimento administrativo instaurado por este Órgão Executor, para apurar notícias de irregularidades ocorridas por ocasião da aplicação das provas escritas do Processo Seletivo de Admissão às Escolas de Oficiais da Marinha Mercante, realizadas nos dias 16 e 17 de agosto do corrente ano, com o objetivo de preservar o interesse público, a isonomia entre os candidatos e a integridade do certame, decidiu-se anular as cinco questões da prova de inglês que apresentaram impropriedades de forma e eliminar do certame os candidatos que não atenderam às normas do Edital. Salienta-se que as falhas apontadas foram pontuais e não comprometem a lisura do processo, mantendo-se íntegras as normas do Edital, especialmente o contido no Calendário de Eventos do seu Anexo I.[/quote_box_left]

COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.