Os candidatos precisam estar atentos a alguns detalhes para que não tenham problemas na hora da prova.
Local da Prova
Os locais de realização dos Exames de Conhecimentos para cada candidato, estão disponíveis desde o dia 8 de agosto no site do Processo Seletivo.
Na cidade do Rio de Janeiro, o CIAA (Centro de Instrução Almirante Alexandrino), localizado na Avenida Brasil, número 10946 – Penha, receberá os candidatos com nome, em ordem alfabética, de Abdiel Braga da Silva até Ryan Duarte da Silva e o CIAGA (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha), na Avenida Brasil, 9020 – Olaria, receberá de Sabrina Freitas Poubel até Yves Marques de Oliveira.
Candidatos que realizarão provas em outros estados podem conferir seus respectivos locais de prova neste link.

Abertura e Fechamento dos Portões

De acordo com o Edital, os portões serão abertos às 07:30hs (horário de Brasília) e fechados às 08:30hs (horário de Brasília) nos dois dias de prova (ítem 9.12 do Edital). Depois disso, não será permitido a entrada de mais nenhum candidato. Os atrasados, em quaisquer dos dois dias, serão eliminados do Processo Seletivo.
Para os que forem realizar as provas nos Centros de Instrução, no Rio de Janeiro, recomenda-se a chegada com antecedência ao local, pois a avenida onde eles se encontram é de conhecida instabilidade de trânsito, principalmente, em eventos que atraem um grande fluxo de carros, como o do próprio Concurso.

Documentos de Identidade

Segundo o Edital do concurso, deverá ser apresentado um documento de identidade original, dentro da validade e com fotografia recente (item 8.1). São aceitos como documentos de identificação: passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação (CNH) entre outros (item 8.2). Cópias, autenticadas ou não, certidão de nascimento, CPF, título de eleitor, CNH sem foto e carteiras de estudante não serão aceitos (item 8.3).
Em caso de perda ou roubo documento, o Edital prevê a possibilidade de ser apresentado atestado de registro de ocorrência em órgão policial, expedido até 30 dias antes da prova. Nesse caso, o candidato deverá concordar em ter suas assinatura e digitais coletadas e/ou foto capturada, para comprovação posterior (item 8.4).

Trajes e uniformes

É importante, também, que o candidato lembre-se que os Exames serão realizados em organizações militares e que, portanto, deverá se trajar calça e blusa. Candidatos militares da Marinha do Brasil deverão observar o uso do uniforme do dia na área do Distrito Naval. Os militares das demais Forças Armadas e Auxiliares deverão trajar uniforme correspondente (item 5.4).
Além disso, não é autorizado a entrada no local de candidatos portando armas, mesmo sendo este militar ou civil com porte liberado.

Material

O candidato, obrigatoriamente, deverá levar, além de documento de identidade, caneta esferográfica de tinta azul ou preta com o corpo transparente. Garrafas plásticas transparentes, com água, serão permitidas, mas alimentos não poderão ser ingeridos durante a realização da prova (item 9.18). O Edital recomenda, ainda, que o candidato imprima e leve o comprovante de inscrição. Isso pode ser feito no site do Concurso.
É bom que o candidato possua canetas sobressalentes, porque não será permitido o empréstimo de material durante a realização da prova. Além disso, não se recomenda que o candidato leve aparelhos eletrônicos, em geral (item 9.16). Eles serão recolhidos em sacolas plásticas e a Marinha não se responsabiliza pela perda, extravio ou eventuais danos que eles sofram (item 9.17).
A equipe do Jornal Pelicano deseja a todos uma boa prova. Alunos da EFOMM farão parte do apoio à aplicação da prova, em ambos os dias, nos Centros de Instrução, no Rio de Janeiro e em Belém, de forma voluntária. Eles sabem que essa é a etapa mais difícil e estarão lá para auxiliá-los, nesse momento.
COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.