“Mas um dia o pranto há de nosso olhos inundar, a chorarmos a saudade, do Colégio Militar…”

E foi assim, que no dia 6 de maio de 2014, os ex alunos da Imperial Casa de Thomaz Coelho e atuais alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante se sentiram ao passar mais uma vez pela Alameda da Casa Rosa.

Não apenas esses, mas centenas de ex alunos, de diferentes anos; da década de 1980 à ultima turma de 2013, se encontram anualmente para celebrar o aniversario do CMRJ e relembram historias antigas, choram de saudade dos momentos bons, e riem dos momentos ruins que passaram e ficaram marcados no coração de cada um.

O evento contou com a presença do General de Brigada Jaun Carlos Orozco, diretor da DEPA, General do Exército Uelinton José Montezano Vaz, chefe do DECEX, Deputado Estadual Paulo Ramos, entre outras ilustres presenças. Em continência às ilustres autoridades, desfilaram: EFOMM, IME, Escola Naval, Colégio Naval, EsPCex, AMAN, EPCAr, CBMERJ, Patrulha Civil de Resgate e Salvamento, Instituto de educação, Escola Marechal Lott e Fundação Osório.

 

Após a formatura, deu-se inicio as apresentações do evento, começando com o desfile da Infantaria pelo campo de futebol, e finalizando com chave de ouro com a tão esperada exibição hípica da grandiosa Arma de Osório, a Cavalaria. Iniciando com a apresentação da Escolta montada ao público e finalizando com uma belíssima apresentação de reprise de saltos realizada com perfeita harmonia, a nobre arma selou o evento de modo brilhante.

Conhecido como “6 de maio”, o evento é aguardado ansiosamente por todos os ex alunos que lá estudaram e de algum modo criaram um sentimento de carinho pela Instituição, seja pelas amizades que ali cresceram, pelos ensinamentos e amadurecimento que tiveram ou pelas inúmeras historias que todos os alunos do Cólegio Militar viveram, que ficam eternizadas no resto de suas vidas.

Não é à toa que  turmas da década de 1970, 1980, todo ano desfilam no 6 de maio, com o proposito de perpetuar os laços que a tão amada casa de Thomaz Coelho atou.
Embora o aniversário do Colégio Militar do Rio de Janeiro seja prioritariamente voltado aos ex alunos ou qualquer pessoa que tenha um vínculo forte a essa casa, quem vê de fora não tem como não se emocionar com a energia do evento, com as histórias contadas com carinho pelos ex alunos, e pelas lágrimas que escorrem dos olhos saudosos e descem as bocas sorridentes dos ex cadetes de Thomas Coelho, que ali viveram os melhores anos de suas vidas.

 

 

“Como ex-aluno, eu o parabenizo pelo seu 125º aniversário muito bem vivido e agradeço eternamente pelas lembranças felizes e momentos marcantes que ali vivi.
ZUM ZARAVALHO!!”
Felipe Martinez, Aluno do 1º ano da EFOMM.

Texto por: Aluno Felipe Martinez
Fotos: Aluno Nélio Sandim

{gallery}2014 – ANIVERSARIO CMRJ{/gallery}