Iniciando as competições válidas pela XL MercNav na Baía de Guanabara, na sexta-feira com a equipe de vela e sábado com a equipe de remo. Os atletas da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante) surpreenderam a todos com a vitória de todas as classes da vela e ganhando no remo, no masculino contra os alunos do CN (Colégio Naval) e no feminino contra as alunas da EN (Escola Naval).

VELA

Iniciando o cronograma de competições no GVREFOMM, no primeiro dia de disputa da MercNav , as classes de veleiros J24, Laser, Dingue e Escaler tinham um circuito a cumprir.

Balão sendo montado no Pioneiro. (Foto: Al. Leal / Jornal Pelicano)

O primeiro a dar partida foi o Escaler, tendo como vencedor os tripulantes da EFOMM (Alunos Resende, Vargas, Carolina Gomes, Cantuária, Altayr Neto e Cândido).

Na sequência, iniciou o Dingue, que é disputado em duplas, onde um deles foi desclassificado, consagrando-se campeões os alunos Paulo Fagundes e Jonas Gomes.

Alunos Paulo Fagundes e Jonas Gomes no Dingue. (Foto: Al. Leal / Jornal Pelicano)

Na linha de chegada do Laser teve uma grande disputa entre os alunos Franqueira e Ygor Martins, sendo o primeiro então, consagrado vitorioso.

Os últimos podem sim serem os primeiros e o J24  mostrou que isso é verdadeiro, pois apesar de terem sido os últimos a largar, foram os que completarem o circuito na frente, ficando em primeiro o Pioneiro (Alunos Mello, Morandini, Azambuja, Kohler e Viviane Mota), em segundo o Aquarius (Mayworm, Vinicius Soares, Luiza Oliveira, Maria Catharina e Patrick Marques) e em terceiro o barco dos alunos do Colégio Naval.

A supremacia mercante no mar se deu graças aos intensos treinamentos e de participações constantes em regatas externas e as promovidas pelo Grêmio.

REMO

O segundo e último dia de competição teve logo pela manhã um encontro nas águas da EFOMM, com a disputa das embarcações a remo, composta por 11 tripulantes, sendo um deles o timoneiro.

Barco formado pelas alunas da EFOMM. (Foto: Al. Ricardo Jesus / Jornal Pelicano)

“Esse resultado veio em consequência de muito treino e a persistência de todas até o final.” – Timoneira do barco vencedor, Ana Salgado.

A disputa foi realizada entre o corpo masculino do CN e da EFOMM e o feminino da EN e da EFOMM. As mulheres largaram primeiro e as donas da casa venceram com folga em relação às visitantes.

Alunas da EN reunidas depois da competição. (Foto: Al. Ricardo Jesus / Jornal Pelicano)

Logo em seguida o corpo masculino iniciou a disputa e dessa vez foi mais acirrada, porém mais uma vez a tripulação mercante mostrou resultado dos intensos treinos realizados durante a rotina. Segue abaixo as tripulações dos barcos envolvidos na competição:

– Masculino CN: Saldanha, Rafael Marques, Israel Melo, Canzi, Luiz Rafael, Weslei Gomes, Sampaio, Seabra, Santiago, Sevarolli e Lucas Moura.
– Feminino EN: Isabela Pinheiro, Milla, Alhandra, Maíra, Raquel Souza, Sarah Brito, Caroline Ximenes, Caroline Gomes, Carolline Dias, Juliana Braga e Thaísa Azevedo.
– Masculino EFOMM: Lukas Amaral, Philipe Ruy, Ribeiro Mendes, Israel Natã, Castro, Ayala, Jean Miranda, Ferreira Dias, Rafael Leão, Michel e Isac Junior.
– Feminino EFOMM: Ana Salgado, Suzana Sousa, Andressa Brito, Nathália Santiago, Agda Capri, Anna Viriato, Mariana Andrade, Gabriela Rodrigues, Roberta, Gabriella Furtado e Isabella Moura.

O agradecimento final se direciona ao Instituto Brasileiro de Rebocagem (doou as bandeiras de regata utilizadas), ao Praia Clube São Francisco (empréstimo das boias) e ao CLC Horácio Alberto Duarte, que esteve presente tanto no apoio como foi juiz da regata.

Confira as fotos do evento clicando na imagem abaixo:

hf015-20130929JP