Na presença dos comandantes das duas Organizações Militares, o início da disputa de tênis foi comandado pelo GM Carlos Henrique.

O tênis é um esporte que tem por objetivo rebater a bola de modo a tocar o piso do adversário, sem que esse obtenha sucesso de rebatimento. A pontuação é feita por games e sets. Os games são formados com pontuação de 15, 30, 40 e game e o conjunto de games forma os sets. Na competição, por ocasião do tempo, ganharia quem fizesse um set de 9 games corridos. Contudo, para garantir a vitória, era necessário abrir vantagem de 2 games sobre o adversário.

A primeira partida foi disputada entre os alunos Vasconcelos (CN) e Savino (EFOMM), vencendo por 9×5 o atleta do Colégio Naval. Com a vitória, o naval foi direto para a final.

Para definir o segundo finalista, houve a disputa entre os Alunos Portes (EFOMM) e Fabrício Lopes (CN). Dessa vez, a vitória foi mercante (9×3).

O aluno Portes foi o grande campeão da disputa pelo tênis (Foto: Jornal Pelicano).
Os aluno Vasconcelos e Portes protagonizaram a disputa da final do tênis (Foto: Jornal Pelicano).

A tão esperada final (mercante x naval) ocorreu entre Portes (EFOMM) e Vasconcelos (CN), no terceiro dia de competição, às 1000. O representante do CIAGA abriu vantagem no primeiro game, entretanto, nitidamente ansioso, perdeu o segundo. O erro não se repetiu e Portes voltou a marcar pontos, conquistando o terceiro e quarto games. Com 3×1, o naval voltou a conquistar os pontos e garantiu o quinto game. A EFOMM ganhou o sexto, porém os dois posteriores foram de Vasconcelos. Já no décimo e décimo primeiro games, a vitória foi do Portes.

A essa altura, o CIAGA garantia 6×4, mas o Colégio reagiu e diminui a diferença de 2 games para apenas 1. O esforço foi grande, mas a superioridade do mercante foi visivelmente notada ao vencer os 3 últimos games seguidamente. Desse modo, a vitória foi da EFOMM por 9×5, placar final da competição.

“eu estava nervoso nas duas partidas porque os meus adversários jogavam bem, […] mas eu mantive a calma e deu tudo certo”

Aluno do primeiro ano da EFOMM, Portes declarou ter jogado tênis quando novo, onde participou de 3 competições; duas jogando individualmente (perdendo e conquistando o segundo lugar) e uma em dupla, na qual também ficou em segundo lugar. Porém, mudar de escola fez com que se afastasse do esporte.

Ao entrar para a EFOMM, o atleta não teve dúvida quanto à escolha da equipe, se juntou ao tênis e desde então não parou de treinar. O treino do tênis é no horário do Treinamento Físico Militar (TFM) dos alunos, em média 2 horas por dia, de segunda à sexta. Competindo pela primeira vez pela Escola mercante, o aluno que garantiu o Ouro no MercNav disse não ter sido fácil. “Foi bom ganhar na casa deles, eu estava nervoso nas duas partidas porque os meus adversários jogavam bem, principalmente o que concorreu à final, e isso dificultou um pouco, mas eu mantive a calma e deu tudo certo”.

Seu técnico, professor Agnaldo, também demonstrou satisfação pelo resultado e se referiu à competição como uma forma de incentivar outros torneios, de ajudar os jogadores a conhecerem novos adversários e a aprimorarem suas técnicas.

As fotos da disputa no Tênis estão disponíveis em nosso álbum:

MercNav 2015 - Tênis