O transpassar de uma vida se faz diante de inúmeras características as quais a tornam concreta e inspiradora, e um dos principais quesitos que as implementam são as escolhas. Estas transformam e dão rumo ao ser, sobretudo na vida profissional no mar, em que a vivência com sua escolha se faz constante e sempre presente.  

A EFOMM 

A escolha da profissão para o trabalho ao mar define não somente o que você fará durante anos de sua vida, mas também aquilo que te acompanhará em boas e más marés ao longo de muito tempo. 

Tendo em vista a importância disto, a EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante) disponibiliza a existência de componentes fundamentais para a escolha de carreira, durante o curso de formação, por meio de grêmios – os quais externem parte considerável do ramo de náutica e máquinas (cursos oferecidos pela formação) – como o o GMAQ (Grêmio de Máquinas) e o GNAUT (Grêmio de Náutica). 

O GNAUT 

Criado em 1986, o Grêmio de Náutica é presidido pelo aluno do terceiro ano Norton e pelo vice-presidente Carvalho, tendo como patrono o Comandante José Menezes Filho. Seu principal objetivo é servir de suporte para a transmissão de conhecimentos acerca da carreira de um oficial de náutica, a fim de proporcionar, com maior proximidade possível, experiências a bordo e vislumbres técnicos da profissão.  

O GNAUT conta com uma sala composta por um simulador marítimo, com uma atualização para um novo software da Technomar Engenharia. O PROMERC (Programa de Mentoria da Marinha Mercante) que visa guiar alunos de forma técnica e teórica acerca das possibilidades da carreira, disponibiliza monitorias sobre matérias de náutica, noções de carta náutica, simulações de entrada e saída de portos em condições adversas, as quais são de extrema importância para quem tem o sonho de seguir a curso.  

 

O programa conta com elementos cruciais para a formação de um piloto, como elementos extracurriculares que mostram pequenas e únicas experiências do homem ao mar. A conexão do grêmio com a escola é vista através de sua indubitável importância, principalmente pelo fato de que este é comandado pelos próprios alunos, compartilhando conhecimentos necessários como aulas as quais envolvam tópicos de ponta e constantes como RIPEAM (Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar) e manobras. 

Sua base se fundamenta na diminuição do abismo existente entre a formação e a praticagem da profissão após a conclusão do curso de formação, trazendo para mais perto, desse modo, o poder da escolha certa do mar como casa, profissão e refúgio.  

O GMAQ 

O Grêmio de Máquinas, presidido pelo aluno do 3° ano Lucas Rocha e pelo vice-presidente, do 2° ano, Moreira Pinto, tem como principal objetivo, além da mentoria da carreira, realizar uma maior aproximação do corpo discente à carreira do mar, de modo a trazer ascensão da experiência e capacitância. 

Sendo criado em 2000, o GMAQ traz toda a vida aos maquinistas durante o processo de formação, já que faz com que um laço seja criado tanto com características da profissão, quanto com empresas de navegação, praticantes (ex-alunos da EFOMM) e, até mesmo, superiores.  

O grêmio conta com duas salas de utilização própria, sendo uma com instalações para o simulador marítimo e outra para a real prática, como oficina – onde todos os equipamentos e utensílios ficam à disposição. Também contando com monitorias e mentorias sobre especificidades da carreira e oficialato, indo desde noções de manutenção dos sistemas mecânicos e elétricos até sistemas de propulsão e geração de energia – elementos fundamentais para o bom funcionamento do navio.  

Além de servir como principal suporte para os maquinistas da EFOMM, o Grêmio de Máquinas pode ser visto como um dos maiores guias aos alunos recentes na escola (1°ano) que na dúvida e inexperiência acerca dos cursos, há a apresentação e um maior contato com a profissão. Resultando, assim, numa maior fundamentação na hora da escolha. 

Independente da escolha final do tipo de curso de formação (náutica ou máquinas), ambos os grêmios estão sempre dispostos a servir como guias e oferecer todo suporte aos alunos da EFOMM. Demonstrando disponibilidade contínua, equipamentos, simuladores, mentorias, monitorias e projetos se fazem componentes essenciais para a existência destes, tornando o ensino mais próximo da carreira e mais atuante.  

 

Nota: Imagens retiradas antes da pandemia