Na semana de 20 a 23 de março, o CIAGA (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha) foi palco de algumas atividades envolvendo saúde, durante a I Semana Qualidade de Vida. Os alunos da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante) assistiram palestras, tiraram dúvidas e até mesmo fizeram doações de sangue. Seguindo o modelo dos últimos anos, cada dia teve um tema.

Esta Semana ocorre semestralmente e tem propósito de agregar aos alunos conhecimentos para levarem uma vida mais saudável, tranquila e produtiva, principalmente quando iniciarem o desafiador trabalho a bordo das embarcações mercantes.

Dependência Química

O primeiro dia de palestras começou com a psicóloga Gisela Rongel, especialista em dependência química do HCM (Hospital Central da Marinha), abordando sobre as diversas formas de dependência química, sendo considerada como um transtorno mental, em que o portador desse distúrbio perde o controle do uso da substância, e a sua vida psíquica, emocional, espiritual e física vão se deteriorando gravemente.

Tenente responde à dúvida de um aluno. (Foto: Al. Raíssa Ramos / Jornal Pelicano}

Os alunos entenderam que essa é uma doença química, progressiva, física e psicológica, atingindo não somente o usuário como também os seus familiares, pois adoecem emocionalmente, tendo o tratamento ter que ser entendido a todos.

A doença psiquiátrica que mais acomete a sociedade nos dias atuais se apresenta sob os seguintes sintomas: tolerância, abstinência, ingestão excessiva, desejo de diminuir, perda de tempo e persistência no uso. Acontece devido ao uso/consumo de álcool, anfetaminas, ansiolíticos, cocaína/crack, ecstasy, LSD, maconha, opiáceos e inalantes.

Após as palavras da palestrante, os alunos se conscientizaram que o uso dessas substâncias podem dar uma sensação de euforia momentânea, mas as consequências são diversas e muito graves. Também foi ressaltado que na EFOMM é proibido o uso de qualquer tipo de entorpecente, sendo passível de cancelamento de matrícula, pois a escola visa formar profissionais de qualidade, sendo também proibido o uso de tais produtos a bordo das embarcações mercantes.

DSTs e AIDS

Tenente Noelle fala aos alunos. (Foto: Al. Ingrid Ferreira / Jornal Pelicano)

A segunda palestra da Semana da Qualidade de vida, foi ministrada pela 1T (Md) Noelle, e teve como tema DSTs (Doenças sexualmente transmissíveis) e AIDS.

Em uma breve apresentação, a palestrante discorreu sobre algumas doenças e principais sintomas apresentados pelos pacientes. Além disso intensificou a necessidade de proteção contra o vírus HPV, que tem atingindo um número grande de mulheres nos últimos anos.

Por fim, a oficial reforçou aos alunos a necessidade de adoção de medidas preventivas, como o uso correto de preservativo. E também sobre as formas de contração do vírus HIV, os mitos e verdades. Além dos procedimentos iniciais a serem tomados, uma vez que for observada o contato com uma situação de risco.

Doação de Sangue

Alunos recebem “lanchinho” para recuperar as forças após doação. (Foto: Al. Gurgel / Jornal Pelicano}

O terceiro dia não teve palestra, mas os alunos foram educados a realizar um gesto nobre. Alguns alunos foram à enfermaria do CIAGA para doar sangue. A doação era de caráter voluntário, mas a adesão mostrou o compromisso: cerca de 80 alunos realizaram a doação.

As bolsas de sangue coletadas no dia 22 foram levadas ao banco de sangue Hospital Naval Marcílio Dias, que atende o público e militares.

Para doar sangue, basta estar com boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50kg. Confira mais informações e requisitos para poder fazer sua doação no site do Hemorio.

Motivacional

Na tarde de quinta-feira, 23, os alunos dos primeiro e segundo anos assistiram à terceira palestra da semana da qualidade de vida. A palestra destacou a importância dos exercícios físicos aos futuros oficiais que, em breve, iniciarão suas carreiras a bordo. O Comandante do Corpo de Alunos também ministrou sobre sua trajetória até se tornar aviador da Marinha.

Importância da Educação Física

O treinador da equipe de atletismo da EFOMM, Albino, juntamente com a treinadora da equipe de natação, Viviane, ambos professores de educação física, ministraram a palestra de forma descontraída e sucinta, o que tornaram as explicações mais interessantes e o ambiente, mais confortável.

Juntos, os mestres incitaram experiências da carreira, fatores que comprometem a saúde (sedentarismo, stress, má alimentação) e principalmente a importância que os alunos devem dar ao treino físico-militar (TFM), a fim de induzi-los a criarem o hábito da prática de exercícios para que, quando embarcados, possuam maior rendimento e sustentem as árduas horas de trabalho, além dos 15, 30, 60 dias vivendo num espaço confinado.

Mestres Albino e Viviane durante a palestra motivacional. (Foto: Al. Thainá Reigoto / Jornal Pelicano)

O mestre Albino finalizou com a citação “ponha um tubarão em seu tanque”, referente à ideia dos japoneses de lançarem um tubarão nos tanques com peixes transportados para comércio, para mantê-los em movimento durante a viagem e chegarem frescos ao destino. “Sejam o tubarão, ou, caso contrário, ele os pegará.”

Carreira do ComCA

Além disso, logo após o término da palestra, os alunos também ouviram o discurso do ComCA, CF Rodrigo, sobre um pouco de sua carreira e de sua função como Comandante do Corpo de Alunos da EFOMM.

O comandante Rodrigo mostrou seu trajeto desde aspirante a oficial até seu atual cargo no CIAGA, passando por longos embarques, cursos no exterior, serviços num porta-aviões como aviador e experiências como instrutor de voo. Destacou a motivação que seu pai, também aviador, proporcionou-o para mantê-lo firme na busca pelo sonho de voar.

Finalizou com uma explicação para seu cargo, que, para ele, foi um desafio nunca antes encarado, expressando sua preocupação com o Corpo e sua aptidão para atender às demandas discentes.

Finalizaram-se ambas as palestras com uma forte salva de palmas, juntamente com a satisfação dos presentes pelo compartilhamento de histórias e informações, além do espírito de motivação acrescido em cada um, que os fará pensar sobre suas atitudes de agora em diante.

Galeria de Fotos

Confira as fotos dos quatro dias clicando na imagem abaixo:

x003-20130815JP

TEXTOS: Als. Thainá Reigoto, Fabrício, Nunes Alves e Vazquez.