O Período de Adaptação enfim começou!

MANHÃ

Hoje, dia 09/01/2023, os novos adaptandos chegaram ao CIAGA pela manhã. Entre abraços e lágrimas, os bravos candidatos se despediram de seus familiares e foram ao encontro de um dos momentos mais marcantes de suas vidas.

O Período de Adaptação tem como objetivo forjar novos militares; instruir e adaptar aqueles que nunca tiveram contato com a vida militar – realmente um desafio! Nesse período, os adaptandos terão instruções de como é a rotina dentro de uma Organização Militar, aprenderão sobre Disciplina e Hierarquia, além de serem cobrados fisicamente. Sem dúvidas, cada indivíduo que passa por esse ciclo sai mais forte, mais disciplinado e com mais garra para enfrentar os desafios que a vida eventualmente proporciona. Afinal, já disse o poeta uma vez que “tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.

TARDE

Após o almoço, os adaptandos foram encaminhados para o Auditório Alte. Newton Braga, onde foram apresentados ao Capitão de Fragata Filippi, Comandante do Corpo de Alunos, bem como aos seus oficiais. Neste mesmo momento, os adaptadores e monitores (alunos encarregados da adaptação) se apresentaram e deram boas-vindas aos candidatos.

Após isso, houve outro deslocamento, agora para as salas de aula. Treinaram alguns hinos da Marinha do Brasil e foram instruídos sobre outros aspectos rotineiros da vida de Aluno da EFOMM.

NOITE

Depois da janta, voltaram para as salas de aula para mais instruções sobre a Formação Militar Naval. Terminada a instrução, foram levados novamente à Alameda Alegrete, onde puderam aprender os comandos básicos de Ordem-Unida, como: “sentido”, “descansar”, “direita-volver” e “esquerda-volver”.

Finalizada a última refeição do dia, por volta das 20:30, os avisos noturnos foram proferidos pelo Encarregado Geral da Adaptação e os adaptandos liberados aos respectivos camarotes. Descanso merecido.

Link das fotos do primeiro dia de adaptação:

https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1mTcJQlYmp0AXUwZFGtB5vcgAumvv8QPr

Fim do dia. Primeiro desafio da adaptação vencido com sucesso!