MANHÃ

Na parte da manhã os adaptandos se levantaram com a alvorada as 06:00 e se prepararam para o reunir na Alameda Alegrete para inspeção dos uniformes. Alguns de TFM, outros de feraforme e macacão, isto porque hoje foi o dia das turmas Delta e Echo seguirem para a visitação à Academia Transpetro e ao Navio Hidroceanográfico Faroleiro Almirante Graça Aranha, respectivamente.

Na Academia Transpetro a turma Delta pôde ter, pela primeira vez, o contato com a modernidade do universo mercante, através dos simuladores de centro de controle de máquinas e de passadiço que ali se encontravam.

No NhoF Almirante Graça Aranha, os alunos da turma Echo puderam vivenciar o seu chamado “quebra sal”, termo utilizado para caracterizar o primeiro embarque, e tiveram a oportunidade de conhecer todas as instalações do navio, desde a máquina do leme ao tijupá.

TARDE

Na parte da tarde, além das instruções diárias referentes ao currículo da adaptação, um evento que marcou esse período foi o chamado circuito PDU. Este é composto de um circuito com diversas atividades físicas cujo o objetivo é receber o fardamento de aluno da EFOMM, mas este não poderia vir de graça, correto? A cada estação, o adaptando deve “pagar” o necessário para receber alguma peça do fardamento, com algumas valendo mais e outras valendo menos, e o objetivo disso é trazer significado para este momento e criar nos adaptandos o sentimento de conquista pelas fardas que vestirá.

NOITE

O momento mais marcante da parte da noite foi a ligação para os pais. Os adaptandos puderam, pela primeira vez que chegaram, entrar em contato com seus pais e familiares para informarem que irão para casa neste fim de semana. E, com muitas lágrimas e saudade, este dia se encerrou.

Segue o link para as fotos do 11° dia:

https://drive.google.com/drive/folders/1IjxVBXUgkaexJ8cdIp68W55qCJ4ly9wE?usp=sharing