Abertura do Ano Esportivo

Al. Hoff – Comodoro da equipe de Remo – acendendo a Pira Olímpica

“De todas as modalidades de atletismo, o mais belo, o mais solitário, o mais cruel, é o salto em altura. Elevar-se do chão, lutar contra o monótono e melancólico peso do corpo, eliminar a gravidade desse corpo até o limite máximo do possível, é um dos sacrifícios mais desumanos que o homem pode exigir de si mesmo”. Assim o escritor mineiro Paulo Mendes Campos descrevia e justificava seu interesse pelo salto em altura. É feliz a observação de como o esporte, no geral, conquista o homem e faz nele evocar sentimentos tão puros e fortes.

Tendo isso em vista, no CIAGA (Centro de Instrução Almirante Graça Aranha), os esportes são bastante valorizados e incentivados – não inesperadas são as conquistas, medalhas e troféus das equipes esportivas da EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante).

No dia 16/02/2022 foi realizada a tradicional cerimônia de Abertura do Ano Olímpico da EFOMM. Essa cerimônia marca simbolicamente o início das competições entre outras instituições e a Escola. Dentre elas destacam-se a MercNav (EFOMM X Colégio Naval), MercAer (EFOMM X EPCAr) e as regatas de vela e remo.

Contando com a presença do Senhor Contra-Almirante Paulo Vecchi Ruiz Cardoso da Silva, comandante do CIAGA, e o comandante do Corpo de Alunos, Capitão de Fragata Cannat, a cerimônia teve seu início. Após o pronunciamento do Sr. Almirante, juntamente ao acendimento da Pira olímpica, tornou-se oficial a abertura do evento. O aluno Hoff, comodoro do Grêmio de Remo, foi o selecionado para acender a Pira Olímpica.

Todo o Corpo de Alunos, representado pelo Comandante-Aluno André Tavares e o Imediato-Aluno Brust, realizou o juramento dos atletas. Tal juramento foi conduzido com um brado pelo aluno do terceiro ano Moreira Pinto.

Comandante Aluno André Tavares e Imediato Aluno Brust marchando à frente do Corpo de Alunos

 

O Jornal Pelicano deseja glória e honra a todas as equipes esportivas da EFOMM. Que seus respectivos competidores consigam performar de forma excelente nas competições durante o ano de 2022.