Oficializado em 1975, o Dia da Mulher é um dos eventos com maiores fios históricos que demonstram o árduo e constante percurso do sexo feminino contra questões como o preconceito enraizado, desigualdade e distinções bruscas de tratamento em meio à sociedade. A origem deste dia se vem por inúmeros cofatores que levaram, de forma unívoca, sua consolidação – como em 1911, em que, na Traingle Shirtwaist Company (EUA), durante um incêndio, morreram 146 trabalhadores, sendo 125 do sexo feminino – trazendo à vista o mau estado laboral o qual se instalava nas fábricas, protestos em 1913 pelo direito ao voto e em 1917, na Rússia, evento no qual mulheres percorreram às ruas em forma de manifestação aos moldes de trabalho precários, fome e guerra.

Símbolo histórico da luta das mulheres

Como forma de trazer como marco histórico, a ONU, em 1975, oficializou o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, representando o poderio conquistado, tanto socialmente quanto politicamente, pelo sexo feminino, sua imagem de independência e igualdade.
Raízes históricas patriarcais se consolidaram culturalmente em diversos âmbitos de inúmeras sociedades, fazendo com que, desse modo, mulheres sofressem exorbitantes discrepâncias acerca da igualdade de direitos, de afazeres e morais sobre o sexo masculino. A luta, até hoje, se faz extremamente constante, uma vez que demonstra não somente a insistência pela busca por um mundo mais equitativo, mas também pela ascensão da prova de que estas podem, de forma plena, exercer quaisquer funções que queiram e sintam vontade em um meio plural sem que se haja julgamentos e represálias por parte de outrem.
Um dos maiores marcos os quais demonstram a ascensão da conquista da identidade feminina na sociedade no decorrer foi a entrada da mulher na Marinha Mercante, por exemplo. Em 06 de julho de 2000, foi celebrada a primeira cerimônia, que declarou como Praticantes os 55 brasileiros e 6 estrangeiros da turma do 4° ano da EFOMM. Tal fato tornou-se inesquecível, pois dentre os 61 formandos encontravam-se as 9 primeiras mulheres da Marinha Mercante Brasileira, mostrando avanço social e poderio pessoal.


No dia 8 de março, a lembrança da imagem feminina representa a constante luta contra uma repleta história de construções preconceituosas e desiguais; valorizando sua voz e seu empoderamento. A importância deste dia traz à tona a ressalva de erros passados os quais não devem ser repetidos, além de promover a equidade e trazer o verdadeiro significado da citação feita pela ativista e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, a paquistanesa Malala Yousafzai, de que não há possibilidade de todos serem considerados bem sucedidos se metade de uma sociedade ainda permanece retida.