O termo “Cabotagem” refere-se a um modo de navegação realizado entre “cabos”, sem perder a terra “de vista”. Logo, a Cabotagem é um tipo de transporte realizado entre portos de um mesmo país. Muitas vezes ocorre pelo mar, mas também pode ser feita em navegação interior — rios e lagos.

Mapa mostrando as principais rotas de cabotagem do Brasil.

Essa modalidade possui inúmeras vantagens, como por exemplo o preço. Estima-se que a Cabotagem seja cerca de 30% mais barata que o transporte rodoviário — atualmente o mais utilizado no Brasil. Na prática, gerando uma maior economia, preços mais baratos aos clientes e aumento da lucratividade.

Na Cabotagem, o risco de furtos, roubos e extravios é menor, já que não sofre ação direta de criminosos. Outra vantagem é a capacidade de navios em transportar volumes consideráveis, promovendo, mais uma vez, a economia no envio de cargas.

Em comparação aos modais ferroviário e rodoviário, no que diz respeito à poluição, a Cabotagem é o mais ecológico e que gera menor impacto ambiental, o que possibilita as empresas de adotarem medidas cada vez mais sustentáveis em seus navios.

No caso do Brasil, ela se mostra bem promissora, visto que o país possui uma extensa costa navegável. Contudo, em virtude da má gestão e sucateamento dos portos, ela não é plenamente explorada. A participação relativa do modal, hoje, representa menos de 11% do total, o que significa que há muito terreno para crescimento.

Entre os principais produtos transportados destacam-se os combustíveis, óleos minerais e contêineres:

  • 75,3% Líquido/Gasoso;                         
  • 13,6% Granel/Sólido;
  • 7,6% Contêiner;
  • 3,5% Carga geral.

 

 

 

Apesar de muito vantajosa, a navegação também conta com desafios. Uma desvantagem são os prazos de entrega mais longos, principalmente pela legislação e burocracia no desembarque e liberação de cargas.

Outro fator é que, para utilizar o sistema de transporte, é necessário que os navios possuam bandeira brasileira, ou seja, que a embarcação esteja sujeita às leis brasileiras.

Esses e outros aspectos reforçam a ideia de que a Cabotagem exige uma boa estratégia para operar da melhor forma possível. Uma vez considerados todos os pontos, ela se torna uma alternativa modal extremamente benéfica.