Na manhã do dia 02 de dezembro de 2020, foi realizada no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) a Declaração de Praticantes a oficiais da Marinha Mercante dos 157 alunos da Turma Uno Oito que homenagearam o Professor Urbano Teixeira Gondar como patrono da turma. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades como o Comandante da Marinha (CM) Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, o Comandante do CIAGA Contra Almirante André Moraes Ferreira, do Capitão de Longo Curso (CLC) Francisco César Monteiro Gondar representando o patrono da turma e os respectivos familiares dos formandos. Toda a cerimônia atendeu às determinações de saúde devido à pandemia do COVID-19.

O Comandante do CIAGA em seu discurso destacou a importância dos pilares da Marinha como hierarquia e disciplina na formação dos jovens alunos e a presença de alunos

Foto: Al. Karine Granato

estrangeiros como elemento de união entre as nações e mulheres as quais demonstram coragem e lutam por seus lugares em um grupo seleto. Agradeceu a todos que participaram da formação profissional e pessoal dos jovens. Enalteceu as dificuldades enfrentadas durante a formação, mas que serão necessárias para um bom desenvolvimento a bordo.

 

Os alunos Lucas Andrade, primeiro colocado no curso de máquinas e Luísa Schneider primeira colocada no curso de Náutica, receberam suas platinas de praticante a oficial pelo Comandante da Marinha, pelo Diretor Geral de Navegação (DGN), por seus padrinho e madrinha acompanhados pelo Diretor de Portos e Costas (DPC) e pelo Comandante do CIAGA. Os demais alunos receberam suas platinas por seus respectivos padrinhos ou madrinhas.

Al. Luísa Schneider recebendo suas platinas Foto: Al. Luiza Bravo

 

 

 

Al. Lucas Andrade recebendo suas platinas Foto: Al. Dos Anjos

 

 

 

O Comandante da Marinha ressaltou a importância da Marinha Mercante inclusive em momentos difíceis como foi vivenciado esse ano, parabenizou a todos que contribuíram na vida dos formandos, felicitou todos os praticantes pela grande conquista e acrescentou a importância dos momentos difíceis para a formação de um bom profissional e as oportunidades de crescimento que geram.

A cerimônia foi encerrada com a canção “Adeus Escola Querida” e com o brado da turma após o fora de forma. O Jornal Pelicano parabeniza a Turma Uno Oito e deseja sorte nessa nova caminhada que todos enfrentarão. As fotos da Cerimônia já se encontram disponíveis!