A navegação offshore fornece apoio logístico necessário para as unidades de extração e refino de petróleo. Apesar deste apoio poder ser feito por via aérea, com a utilização de helicópteros que transportam pessoas e pequenas cargas, é pelo meio marítimo que se encontra a principal via de abastecimento das plataformas, sua conexão com o mundo onshore (em terra).

No começo das operações de perfuração em alto mar, nas décadas de trinta e cinquenta na Venezuela e golfo do México, as embarcações de suporte não passavam de balsas para uso geral. Com o passar do tempo, estas embarcações foram tornando-se cada vez mais sofisticadas e especializadas, custando, em virtude da tecnologia que possuem, centenas de milhares de dólares aos seus armadores.

Abaixo encontra-se uma lista dos principais tipos de embarcações para apoio offshore e suas funções:

AHTS (Anchor Handling and Tug Supply)

Foto: Vard Marine

Embarcações muito potentes que atuam primariamente no manuseio e na recuperação de âncoras além de exercer a função de rebocador, podendo ser usado para operações de transporte de cargas gerais, graças a seu grande convés principal. Além disso pode vir a ser equipado para lidar com situações como contenção de óleo, combate a incêndio, resgate e apoio a operações de mergulho ou perfuração.

PSV (Platform Supply Vessel)

São embarcações usadas para o abastecimento das plataformas de petróleo, tendo um extenso deck e grande número de tanques abaixo dele. Elas transportam todo tipo de suprimentos, equipamentos, água doce, comida, peças etc. São, assim como os AHTS, muito potentes, porém com maior manobrabilidade graças a seus propulsores de proa.

SV (Mini Supply Vessel)

Assim como os PSV, são embarcações que transportam suprimentos gerais para as plataformas. Possuem as mesmas características que os PSV, porém com um tamanho reduzido.

FSV (Fast Supply Vessel)

Embarcações do tipo FSV são caracterizados, assim como o PSV, por uma grande capacidade de carga. Porém, possui uma distinção, por ter um casco mais leve que os demais navios de suprimento e motores mais potentes é bem mais veloz, sendo por isso utilizada para cargas que necessitam ser entregues com urgência à determinada plataforma.

CREWBOAT

São embarcações ligeiras de pequeno porte utilizadas exclusivamente no transporte de tripulação e outras equipes que atuam na plataforma.

ORSV (Oil Recovery Supply Vessel)

Foto: Damen

São embarcações específicas que servem para monitorar, detectar e combater o derramamento de petróleo e seus derivados. Sendo dotada de modificações como sistema elétrico blindado e filtragem de ar em todos os compartimentos para poder operar dentro da mancha de óleo, onde os vapores de petróleo representam um grande risco.

RSV (Remotely Supply Vessel)

É uma embarcação de apoio à pesquisa, atuando na coleta de muitos tipos de dados, desde leituras sísmicas à análise de materiais.

Foto: Fugro

RSV (ROV Supply Vessel)

São embarcações de apoio especializadas no uso de veículos de operação remota (Remotely Operated Vehicle – ROV). Estes veículos remotos são usados para montar equipamentos submarinos, coletar matérias para análise e posicionamento de sensores.

DSV (Diving Supply Vessel)

Embarcações especializadas no apoio a operações de mergulho, tendo como equipamento principal os sistemas de monitoramento dos mergulhadores e as câmaras de descompressão a bordo, podendo também operar ROV’s em suporte aos mergulhadores e pequenos guindastes para auxiliar no manuseio de equipamentos pesados.

WSV (Well Stimulation Vessel)

São embarcações empregadas na estimulação de poços de petróleo por meio da injeção de ar comprimido ou água, este tipo de operação visa aumentar a produtividade do poço.

PLSV (Pipe Laying Supply Vessel)

Embarcação do tipo PLSV
Foto: Baird Maritime

São embarcações complexas de se operar pelo seu alto grau de especialização. Dotadas de equipamentos sofisticados para o reconhecimento topográfico do fundo é usada no lançamento de linhas rígidas e flexíveis para o transporte de produto, seja claro ou escuro.

MPSV (Multi-Purpose Supply Vessel)

São barcos capazes de executar uma ampla gama de tarefas. De operações de abastecimento, reboque e manejo de âncora a pesquisa e resgate o MPSV pode executar qualquer função na manutenção das operações em um campo de petróleo.

LH (Line Handling Vessel)

Pequenas embarcações utilizadas em operações envolvendo o manuseio de espias.

TS (Tug Supply Vessel)

Embarcação pequena com imensa potência usada como reboque junto às plataformas. Pode também transportar pequena quantidade de suprimentos em seu deck.

Tendo visto um pouco das funções das embarcações offshore, podemos ter a real dimensão da diversidade de embarcações envolvidas nas operações de apoio marítimo e sua importância para o funcionamento próprio das plataformas.