No dia 08 de março comemoramos o Dia Internacional da Mulher e, assim como em outras diversas áreas, ainda existe uma luta para o ingresso das mulheres no mercado marítimo.

No Brasil, mulheres só foram aceitas na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) na segunda metade da década de 90. A primeira cerimônia de Declaração de Praticantes com a presença de mulheres no efetivo a se formar ocorreu no dia 06 de julho de 2000 no Centro de Instrução Almirante Brás de Aguiar (CIABA) e contava com as 9 primeiras mulheres do mercado marítimo. Agora eram mercantes e precisavam se preparar para enfrentar os desafios de um mercado totalmente masculino, que a partir daquele momento deveria se adequar e se posicionar em favor da exata condição e qualidade de trabalho existente até então.

Aluna de Náutica 3001 Luísa Schneider – Comandante do Corpo de Alunos da EFOMM

Os desafios de estar na carreira mercante já começa desde o início da formação na EFOMM. Atualmente o ambiente já está mais adaptado para receber mulheres, assim como disponível a proporcionar posições de comando na carreira. No ano de 2020, o Corpo de Alunos da EFOMM, no CIAGA, conta com o comando da Aluna Luísa Schneider que declara o seguinte: “Ser Comandante Aluna em um meio predominantemente masculino me deixa muito feliz. Não cheguei nessa posição sozinha, tive apoio e incentivo de muitas pessoas aqui na escola, como também dos meus amigos e da minha família que me encorajaram a almejar essa função de liderança. A representatividade da mulher em posições de tomada de decisão é muito significativa, isso incentiva a igualdade e passa a mensagem de que nós, mulheres, somos tão capazes quanto qualquer um. Espero que comandando o corpo de alunos eu consiga incentivar as meninas a sempre lutarem pelas coisas que elas desejam – obstáculos sempre irão existir, mas nunca devemos duvidar da nossa competência. Nossas habilidades de poder e liderança devem ser exercidas para que a presença feminina em uma posição de comando se torne cada vez mais comum, dentro e fora da escola.”

No ano de 2019, a Organização Marítima Mundial (IMO) usou como tema para o Dia Mundial do Marítimo “O empoderamento da mulher na comunidade marítima” que teve como objetivo promover a consciência da importância de igualdade de gêneros e enfatizar a importância da mulher no setor marítimo. Embora todos os desafios enfrentados, a mulher – cada uma com a sua personalidade – consegue se adaptar e remodular qualquer ambiente em que estiver presente.

O Jornal Pelicano deseja a todas as mulheres um feliz Dia Internacional da Mulher e parabeniza por não desistirem de lutar por aquilo que desejam independente das dificuldades encontradas no caminho.