No dia 17 de fevereiro, segunda-feira, iniciaram-se as atividades da Semana de Qualidade de Vida no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), um período especial na rotina que tem como objetivo informar ao corpo de alunos cuidados, correções e maneiras de melhorar sua saúde e bem estar.

A primeira palestra foi coordenada pelo 1° Tenente (RM2-CD) Chianello, que falou sobre saúde bucal. Nela o palestrante focou na importância da higienização e da precaução quanto a doenças dentárias. Além disso, comentou benefícios e malefícios do uso de complementos a escovação e do uso de certos acessórios bucais.

Também foi enfatizado o perigo de realizar certos procedimentos cirúrgicos por conta própria, onde na maioria das vezes têm resultados desagradáveis. O profissional de saúde bucal foi colocado como único capaz de administrar a saúde dental, por isso, a procura de tal médico deve sempre ser a primeira opção em casos clínicos e emergenciais.

Texto: Al. Pablo Nascimento

No dia 18 de fevereiro, terça-feira, prosseguiu-se com a palestra sobre Atividade Física e Saúde ministrada pela 2º Tenente (RM2-S) Leia.

A conscientização proposta se refere aos benefícios da atividade física, razões para praticá-la e como realizá-la.

A atividade física se tornou um bem necessário para os alunos. Além de condicioná-los para o Teste de Aptidão Física, prova realizada semestralmente, atinge outros fatores da sua rotina. Um exemplo é que contribui para a regulação do sono, e assim os alunos se sentem mais dispostos durante o dia.

Texto: Al. De Oliveira

A palestra que encerrou a Semana da Qualidade de Vida teve como tema as Síndromes Virais. O 1º Tenente (MD) Artur Bastos pôde compartilhar com os alunos informações que colaborassem para evitar a propagação de doenças e melhorar a saúde do Corpo de Alunos.

No início de sua apresentação, o palestrante explicou os conceitos de endemia, epidemia e pandemia por meio de gráficos. As formas de transmissão de doenças virais também foram pontuadas salientando que as vacinas não garantem imunidade total e que, portanto, outras medidas também devem ser adotadas. Para maior compreensão dos alunos os principais tópicos abordados foram a Dengue, a Chikungunya e o Zika Vírus.

Por fim, foi dado um alerta para a síndrome de Guillain-Barré, o Sarampo e o cenário geral do Corona Vírus no mundo. Essa foi uma excelente oportunidade de conhecer mais sobre possíveis doenças e a melhor forma de se proceder em cada caso.

Texto: Al. Perini

Para finalizar a semana os alunos foram incentivados a participar de uma campanha de doação de sangue, onde 60 alunos se voluntariaram, cientes da responsabilidade e da importância da doação de sangue para a sobrevivência de uma vida.

Termina assim a primeira Semana de Qualidade de Vida do ano de 2020. Algumas fotos foram publicadas, você pode conferi-las no nosso Facebook.

COMPARTILHAR
Editor Geral do Jornal Pelicano e aluno de Náutica do terceiro ano da EFOMM.