Na manhã do dia 04 de dezembro, realizou-se no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), a formatura dos integrantes da Turma XVII. A cerimônia foi presidida pelo Sr. Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, Comandante da Marinha (CM), que contou com a presença do Sr. Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos, Diretor Geral de Navegação (DGN), Sr. Vice-Almirante Roberto Gondim Carneiro da Cunha, Diretor de Portos e Costas (DPC), além das autoridades marítimas, militares e civis.

Cerimônia

A cerimônia teve início com a Banda Marcial dos Fuzileiros Navais, que entretiveram os convidados com apresentações de diversas canções populares animando a todos antes da chegada dos novos praticantes. Logo após, o grupamento escolar, composto por alunos do primeiro e segundo ano da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) e tendo à frente o Sr. Capitão-de-Fragata Anderson Mourão, Comandante do Corpo de Alunos (ComCA), chegava entoando o Hino da Marinha Mercante, marcando assim o início da formatura.
O Comandante da Marinha realizou a passagem em revista à tropa, e às 10:00 da manhã os formandos entravam no campo de esportes do CIAGA cantando orgulhosos o Hino da Escola de Marinha Mercante, sendo ovacionados pelos familiares e convidados presentes.

Chegando o momento mais aguardado, o Praticante-Aluno Lameu, primeiro colocado do curso de náutica, e a Praticante-Aluna Bruna, primeira colocada do curso de máquinas, tiveram suas platinas trocadas por suas madrinhas e autoridades, e enfim, os padrinhos, amigos e familiares adentraram ao gramado para a troca das platinas dos demais formandos.

Primeira colocada do curso de máquinas tendo suas platinas trocadas. (Fotos: Al. Beatriz Matos e Al. Clara Simeão)

A Turma XVII concretizou sua declaração com a canção Adeus Escola Querida, fazendo com que a emoção falasse mais alto ao pronunciarem a frase “Eu vou partir!” com extrema vibração. E após o fora de forma com o brado da turma, emocionados, puderam celebrar com o famoso “Com Perseverança!”.

Brado da Turma XVII:

Zarpar!
Dezessete, história na EFOMM
Com foco na conquista, mercante é vocação
Nosso escopo é enfrentar cada rio, lago ou mar
Mercante é o nosso sonho, ninguém vai nos tirar
Na praça ou passadiço
A serviço da Nação
Estamos sempre unidos, pra cumprir qualquer missão

Avante!
Óleo ou rotas
Pulsam no coração
De verde e amarelo
Vibramos de emoção
O grito ensurdece
Ficamos sem ar
O chão estremece, faz ondas no mar
Não é terremoto
Não é furacão
É a 17, alto padrão

EFOMM!
Singrar os sete mares
Escoltando o pavilhão
Mostrando ao Mundo inteiro nossa nobre formação
EFOMM! Marinha! Brasil!

Confira as fotos da Declaração de Praticantes em nossa página no Facebook.