No mundo marítimo, a passagem da Cana do Leme significa a passagem do comando da embarcação para realizar as manobras. Dentro da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), a função permanece sendo assumida pelo Comandante-Aluno, primeiro colocado ao final do segundo ano, que ficará no comando de todo o Corpo de Alunos durante seu último ano. Neste ano de 2019, a Turma Uno Oito assumiu o comando no lugar da Turma Dezessete, e a Cana do Leme foi passada do aluno 3001 Lameu para a aluna 2001 Luísa Schneider.

Guarda-Bandeira do atual terceiro ano (Fotos: Al. Aires e Al Isabella Ferreira)

Além da passagem da Cana, ocorre a apresentação do Imediato-Aluno (ImAl), a passagem da Guarda-Bandeira e são apresentados os novos Oficiais Alunos, constituídos por Comandantes de Companhia (ComCia) e Comandantes de Pelotão (ComPel), que também assumirão posições de comando intermediário dentro da Escola.

A cerimônia teve início com o canto do Hino Nacional, e logo após as passagens, foi encerrada com as palavras do Comandante do CIAGA, Sr. Contra-Almirante Amintas da Silva Viamonte, parabenizando aos alunos que estão prestes a se formar e desejando uma boa sorte à Turma Uno Oito, que após a tarde desta última sexta-feira, 29, assumiu o comando da Escola.

Autoridades e Corpo de Alunos no início da cerimônia (Fotos: Al. Aires e Al. Isabella Ferreira)

O Jornal Pelicano deseja à Turma Uno Oito um excelente último ano, com discernimento e perseverança, e aos futuros Praticantes: bons ventos e mares tranquilos.

Confira as fotos da Cerimônia na nossa página do Facebook.