Alunos da Loja SAMM no CIAA. (Fotos: Al. Dos Anjos, Al. Karine Granato, Al. Matheus Martins e Al. Nascimento)

No fim de semana dos dias 17 e 18 de agosto de 2019 foi realizada a primeira etapa do Processo Seletivo EFOMM 2020, que consiste na prova escrita. No Rio de Janeiro, o concurso foi aplicado no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA) e contou com a participação de diversos alunos do segundo e terceiro ano para orientar os candidatos. Os portões foram abertos às 08:00 e fechados pontualmente às 09:00 como previsto. No primeiro dia, foram realizadas as provas de Inglês, Português e Redação; e no segundo, Matemática e Física.

A prova teve início às 10:00 e os candidatos tiveram 4 horas para a realização do exame em ambos os dias. Neste ano, foi abordado o tema “A importância das memórias afetivas na tomada de decisões” para a realização da redação. Os candidatos relataram que o nível da prova aumentou em relação aos outros anos, porém, as disciplinas Inglês e Matemática foram as que apresentaram uma maior dificuldade.

Candidatos entrando no CIAA para a realização do PSEFOMM 2020. (Fotos: Al. Dos Anjos, Al. Karine Granato, Al. Matheus Martins e Al. Nascimento)

O concurso teve uma redução no número de vagas, sendo 100 vagas para o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) e 80 vagas para o Centro de Instrução Almirante Brás Aguiar (CIABA). Para Belém, tiveram 2529 inscritos, tendo uma relação de aproximadamente 31,61 candidatos por vaga e para o Rio de Janeiro, 4621 inscritos com uma relação de 46,21 candidatos por vaga.

Os gabaritos preliminares já se encontram no site do CIAGA e o Jornal Pelicano deseja uma boa sorte a todos que realizaram a primeira etapa do concurso!