No dia 15 de agosto de 2019 ocorreu no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) a cerimônia de passagem de comando da Diretoria Geral de Navegação (DGN), presidida pelo Comandante da Marinha, o Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior.

O Diretor Geral de Navegação exonerado Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, o qual ficou no comando da DGN por um ano e três meses, passou o cargo para o atual Diretor Geral de Navegação Almirante de Esquadra Marcelo Francisco Campos.

Corpo de Alunos durante o desfile. (Fotos: Al. Karine Granato e Al. Isabella Ferreira)

A Diretoria Geral de Navegação possui sede no Rio de Janeiro, no edifício Almirante Dantas Torres, cujo nome carrega uma homenagem ao primeiro Diretor Geral de Navegação, o qual foi nomeado para o cargo em dezembro de 1969. A DGN fica responsável por assuntos marítimos, como segurança da navegação, hidrografia, oceanografia e meteorologia.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, as quais  vieram prestigiar esse momento importante para a Marinha do Brasil, e com o corpo de alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), que se dispôs em dois batalhões e, ao final da cerimônia, desfilaram em continência ao som das canções “Viva a Marinha” e “Cisne Branco”, abrilhantando a cerimônia realizada no Pátio da Bandeira do CIAGA.

Entrega do Pavilhão do DGN. (Fotos: Al. Karine Granato e Al. Isabella Ferreira)

Um marco no evento foi a entrega do Pavilhão do DGN pelo Caverna-mestra, assim denominado o militar que serve há mais tempo dentro de uma determinada Organização Militar (OM).

Ao assumir o cargo, em seu discurso, o DGN nomeado parabenizou e reconheceu os feitos de seu antecessor, exaltou a importância da Marinha do Brasil para o desenvolvimento do país e para a formação de profissionais; e para a extensão da plataforma continental e proteção da Amazônia, com o projeto Amazônia Azul. Por fim, encerrou o discurso com um trecho do Hino da Escola de Marinha Mercante: “Ser teu aluno, é nobre e relevante, é ter alma, é vibrar de emoção”, apoiando os atuais alunos da EFOMM.

Acesse as fotos em nossa página no Facebook:

https://web.facebook.com/pg/JornalPelicano/photos/?tab=album&album_id=2180237512084587