Alunos da Turma M35.2 no final da visitação.

Na manhã do dia 30 de abril e 02 de maio de 2019, alunos do terceiro ano de máquinas visitaram a unidade do CEPEL em Adrianópolis. No início da visita, os alunos passaram por uma palestra sobre a segurança do local, com o intuito de prevenir acidentes e explicar as ações a serem tomadas caso acontecesse algum acidente. Logo em seguida, as visitas começaram e diversos profissionais responsáveis pelos laboratórios explicaram sobre os equipamentos utilizados para os ensaios e serviços.

Alunos da Turma M35.1 no Laboratório de Alta Corrente.

O CEPEL é o centro de pesquisas de energia elétrica, celebrada pela Eletrobras, Chesf, Furnas, Eletronorte e Eletrosul. Possui uma avançada infraestrutura para a pesquisa aplicada em sistemas e equipamentos elétricos, visando a concepção e o fornecimento de soluções tecnológicas especialmente voltadas à geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica no Brasil. Por sua sólida contribuição para a autonomia tecnológica do país, o CEPEL tornou-se referência no Brasil e no exterior. Seu acervo de produtos e suas equipes especializadas qualificam-no como o maior centro do gênero da América do Sul.

Alunos da Turma M35.2 no Laboratório de Medição de Alta Tensão.

Os alunos de máquinas do terceiro ano visitaram 6 dos diversos laboratórios na unidade de Adrianópolis equipados com instalações para a realização de pesquisa experimental e ensaios normatizados e especiais, sendo algumas delas únicas na América Latina.

 

 

Os laboratórios visitados foram:

Laboratório de Alta Tensão.

Laboratório de Alta Potência.

Laboratório de Alta Corrente.

Laboratório de Ultra-Alta Tensão.

Laboratório de Motores.

Laboratório de Medição de Alta Tensão.

 

Alunos da Turma M35.2 na sala de observação do Laboratório de Ultra-Alta Tensão.

Os alunos aproveitaram a oportunidade pois conseguiram ver na prática como os conceitos na parte de elétrica já estudados podem ser aplicados no dia a dia, e a importância da análise de integridade do equipamento para uma determinada aplicabilidade.

 

 

Fonte: http://www.cepel.br/pt_br/