Sairá em viagem pela primeira vez o primeiro navio porta-contêiner movido a biocombustível sustentável do mundo. No dia 19 de março, o esforço conjunto da empresa sueca IKEA, a empresa de transporte marítimo francesa CMA CGM, o Porto de Rotterdam e a ONG GoodShipping Program renderá frutos que apresentam uma nova solução para o setor marítimo.

O novo biocombustível, desenvolvido pela holandesa GoodFuels, é feito de “resíduos florestais” – notadamente papel reciclado e bagaço – e resíduos de óleo de cozinha e levou três anos para ser desenvolvido. A expectativa é que o combustível reduza a emissão de CO2 em até 90% em comparação a combustíveis marítimos comuns, sem a necessidade de substituir ou modificar os motores.

Porto de Rotterdam

“Temos a responsabilidade de fazer nossa parte para reduzir o impacto do transporte marítimo”, disse Elisabeth Munck af Rosenschöld, diretora de sustentabilidade da IKEA Global Transport and Logistics Services. “Através de nossas ações, mandamos um sinal para nossos consumidores e para o setor marítimo do nosso comprometimento com a descarbonização”. Dirk Kronemeijer, CEO da GoodShipping Program, disse: “Juntos transmitimos muito claramente a mensagem de que biocombustíveis sustentáveis estão prontos hoje e é possível atender aos requisitos definidos pela IMO de forma atrativa para clientes importantes como a IKEA”.

A CMA CGM não revelou o destino nem detalhes da viagem e não ficou claro se o navio transportará apenas produtos IKEA, mas a empresa sueca declarou que caso o projeto seja um sucesso, pretende transportar toda a sua carga usando o biocombustível.

Fonte: GreenBiz