Foto do submarino Riachuelo/ Marinha do Brasil

Foi lançado no dia 14 de dezembro de 2018, no Complexo Naval de Itaguaí (RJ), o primeiro submarino do PROSUB (Programa de Desenvolvimento de Submarinos). O PROSUB foi desenvolvido em 2008 num acordo firmado entre Brasil e França, o qual prevê o desenvolvimento de 5 submarinos dos quais 4 são da classe scorpene, submarinos de alta tecnologia de propulsão diesel-elétrica com previsão de construção até 2022. O quinto submarino com previsão de lançamento até 2029 será movido à propulsão nuclear, o primeiro da frota brasileira, e desenvolvido por tecnologia inteiramente nacional.

O recém nascido Riachuelo ainda terá dois anos de testes e provas de mar, além de exercícios de combate à incêndio, naufrágio, simulações de batalhas e resgate de times de mergulhadores de combate. O submarino tem 75 metros, 2200 toneladas, é como se fosse um prédio de quatro andares e possui um grande poder de fogo.

Complexo Industrial do PROSUB/ google earth

Além da produção de submarinos da mais alta tecnologia, o PROSUB atua em diferentes áreas como a economia e a infraestrutura causando crescente desenvolvimento da região de Itaguaí, município do Rio de Janeiro, onde se concentra o núcleo de operações do programa.

O complexo industrial conta com a Base Naval, a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM) e com estaleiros, no município de Itaguaí. O desenvolvimento dessas instalações gerará milhares de empregos direta e indiretamente, o que auxiliará no desenvolvimento econômico de Itaguaí.

Será construído também um complexo radiológico no qual ocorrerão as trocas do combustível nuclear. O complexo possui previsão de finalização para o início da próxima década; nele serão desenvolvidas também pesquisas para o aprimoramento da tecnologia nuclear brasileira, abrindo portas para um futuro promissor ao lado dessa fonte de energia.