1. O “Dia do Sonho” é um dia especial projetado pelos próprios alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante atraves da Diretoria Sociocultural da Sociedade Acadêmica da Marinha Mercante (SAMM). Realizado geralmente próximo ao dia das crianças, em outubro, para crianças carentes de determinadas instituições, ONGs e orfanatos, com o intuito principal de prover para os pequenos, muito além de apoio material, mais atenção, aprendizado e a esperança de um futuro diferenciado.

O evento normalmente começa logo cedo, por volta das 8h da manhã de um sábado, quando nossos queridos visitantes chegam num ônibus fretado pela própria equipe organizadora. Esta ação social é realizada na quadra coberta do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), a qual os aguarda com os mais diversos brinquedos infláveis, áreas de atividades e dinâmicas. A área ainda conta com uma mesa temática recheada de gostosuras que toda criança sonha.

A rotina se inicia com a criançada chegando pela  Alameda Alegrete, onde encontram com alunos voluntários trajando o tão sonhado branco (uniforme 5.5) característico da Marinha do Brasil. A chegada dos pequenos visitantes trazem um novo ar para a Organização Militar. Seus olhares curiosos e ansiosos desbravam o Centro dando aos voluntários a missão de cumprir o que estão esperando.

Em seguida, as crianças são direcionadas à identificação por crachás e camisas do Dia do Sonho. Após a identificação, os pequeninos são levados para tomar um café da manhã reforçado disponibilizado pelo rancho da própria Escola. Em seguida, é dada a largada para iniciar um dia repleto de diversão e aprendizado. Juntamente com os alunos, as crianças se divertem com os brinquedos infláveis, atividades recreativas, aprendem um pouco sobre a escola numa mistura deliciosa de brincadeiras, danças e jogos.

Por volta do meio dia, as crianças são redirecionadas ao rancho para o almoço. Nesse momento, as crianças já estão devidamente enturmadas com os alunos e trocam muitas experiências de carinho e responsabilidade.

Na parte da tarde, o Dia do Sonho segue seu planejamento com as gincanas: o momento artístico com pinturas, desenhos e peças teatrais. Depois de todas a agenda cumprida, é chegada  a hora tão esperada: “A hora do Parabéns!” em homenagem ao dia delas. A entrega dos presentes deixam os pequeninos ainda mais eufóricos e é nessa hora que as doações de brinquedos, kits de material escolar e higiene entram em jogo. A equipe da Sociocultural tem o empenho de preparar kits para cada criança e presenteá-la caracterizando como o momento, sem dúvidas, mais emocionante de todos.

Já no final do Dia do Sonho, a despedida é difícil para todos. Cada um dos pequenos parecem se apegar aos alunos e assim, é na hora do adeus que as lágrimas vêm à tona. Os abraços longos traduzem o sentimento de dever cumprido. A lição do dia não fica somente para as crianças. Toda a ação social influencia diretamente no crescimento, amadurecimento e senso de responsabilidade do alunos voluntários e o aprendizado é nítido.

Mas, para que todo esse sonho se realize, é preciso contribuição. Cada aluno que se responsabiliza por uma criança, a se empenhar nas doações, na divulgação é um pedacinho que conquistamos para fazer o evento acontecer. O Dia do Sonho se baseia em doações e patrocínios de empresas, famílias e até da própria tripulação da Escola. Por isso, se quiser contribuir, contacte-nos! Envie directs via Instagram da Sociocultural e e-mail que retornaremos para receber as doações de brinquedos, material escolar e kit higiene para juntos unirmos forças para fazer do Dia do Sonho, o evento ainda mais especial.

Contatos Sociocultural:

Instagram: @socio.samm

E-mail: [email protected]