(Foto: Al. Pedro Motta e Al. Ferreira Lima / Jornal Pelicano)

A primeira etapa do Processo Seletivo de Admissão à Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante 2019 teve início nesse último final de semana, nos dias 18 e 19 de agosto. No primeiro dia foram realizadas as provas de Português, Inglês e Redação, e no segundo dia, Matemática e Física. Além disso, houve uma perceptível redução no número de inscritos em relação ao Processo Seletivo do ano passado, obtendo neste ano apenas 2538 candidatos disputando 115 vagas para ingressar ao Centro de Instrução Almirante Brás Aguiar (CIABA), em Belém, e 4816 concorrendo a 170 vagas no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro.A aplicação da prova foi feita em apenas um local no Rio, no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), onde ocorreram poucos atrasos nos dois dias, mas um grande número de faltosos. Os portões foram abertos às 0800 e fechados pontualmente às 09:00 como previsto. A prova teve início às 10:00 e os candidatos tiveram 4 horas para a realização do exame em ambos os dias.

(Foto: Al. Pedro Motta e Al. Ferreira Lima / Jornal Pelicano)

Durante todo o período do primeiro dia de concurso, o Exmo. Sr. Comandante do CIAGA, CA Vanley Monteiro Soares, esteve no local visitando as salas em que estavam aplicando a prova com o propósito de desejar boa sorte aos candidatos que pretendem ser alunos da EFOMM. Além dos fiscais e aplicadores de prova, o Corpo de Alunos também participou da primeira etapa do Processo Seletivo, auxiliando os candidatos a chegarem em seus respectivos blocos e salas, verificando se estavam portando a documentação necessária e realizando inspeções com detectores de metais na abertura dos portões à fim de manter a segurança do local, e antes de utilizarem o banheiro durante a prova.

(Foto: Al. Pedro Motta e Al. Ferreira Lima / Jornal Pelicano)

Através de relatos, foi constatado que a maior dificuldade encontrada foi na disciplina de Física, no segundo dia, e Inglês que antes era considerada a mais complicada, neste ano foi diferente para o alívio da maioria. Os candidatos escreveram no primeiro dia uma redação com o tema “A Importância da Infância para o Processo de Formação do Indivíduo”, e alguns constataram ter facilidade na escrita, mas outros nem tanto por não ser o que esperavam.

(Foto: Al. Pedro Motta e Al. Ferreira Lima / Jornal Pelicano)

Os gabaritos preliminares já estão disponíveis, e os definitivos apenas a partir do dia 06 de Setembro no site do CIAGA, onde todos têm acesso as informações dessa e das próximas etapas do PS EFOMM 2019. O Jornal Pelicano deseja a todos uma boa sorte, e venham nos render!

 

 

Texto: Al. Juliana Alves.

Fotos: Al. Pedro Motta e Al. Ferreira Lima.