Nova lei da IMO sobre emissão de enxofre

Uma nova área de controlo de emissões de enxofre poderá estar a ser preparada pela IMO.

A IMO (Organização Marítima Internacional) estuda a possibilidade de estabelecer uma nova área de controle de emissão de óxidos de enxofre, dos navios que transitam no Mar Mediterrâneo. Entre as preocupações da organização, ressalta trazer benefícios à saúde pública dos moradores da região mediterrânea.

A fase de estudos para a implementação está ainda sendo conduzida, visto que a viabilidade técnica de designar o Mar Mediterrâneo como uma Área de Controle de Emissão de Enxofre (SECA) precisa ser analisada ao anexar a área sob a convenção internacional de poluição marítima, a MARPOL. Os navios serão proibidos de navegar com o combustível de teor de enxofre superior a 0,1%.

Navio com alta emissão de enxofre. (Fonte: Google)

Atualmente, há quatro SECA’s existentes no mundo, situadas no Mar Báltico,  Mar do Norte, partes da América do Norte e na área caribenha dos Estados Unidos. E o estudo das consequências que a nova SECA pode trazer está previsto para terminar no segundo quarto de 2019, e será apresentado ao Comitê de Proteção Ambiental da IMO (MEPC) para prosseguir com a implementação da nova convenção.

Sendo o limite de enxofre no combustível, nos dias atuais, é de 3,5%. E a partir do primeiro dia de Janeiro de 2020, todos os navios  em todo o mundo terão que navegar com combustível com teor de combustível inferior a 0,5%.

Texto: Al. Saldanha

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Praticante de Oficial de Máquinas. Adaptador-Aluno de Máquinas da EFOMM, Presidente do Jornal Pelicano no ano de 2018.