Na manhã de quarta-feira, dia 9 de maio, a Diretoria de Portos e Costas divulgou o Edital Completo do Processo Seletivo de Admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (PSEFOMM 2019). Tendo com isto, iniciado a história da próxima turma de oficiais mercantes brasileiros.

Vagas

Neste ano, assim como no anterior, foram disponibilizadas 285 vagas de ingresso, sendo 170 no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro, e 115 no Centro de Instrução Almirante Braz Aguiar (CIABA), em Belém.

Datas

As datas dos eventos do Processo Seletivo, estão presentes no Calendário de Eventos, parte integrante do Edital, e no Edital Simplificado, publicado pela DPC no dia 08 de maio. Na próxima quinta, 10 de maio, abrem-se as inscrições do certame, que se estenderão até o dia 8 de junho.

Como habitual, o PSEFOMM conterá 4 etapas , nas quais serão avaliados os níveis de conhecimento, condições de saúde, capacidade física e aptidão para o regime militar do candidato à EFOMM. A primeira etapa, os Exames de Conhecimento, ocorrerão nos dias 18 e 19 de agosto, penúltimo fim de semana do mês. A última etapa, o Período de Adaptação e Verificação de Documentos se encerra no dia 28 de janeiro de 2019, mesma data em que se encerra a validade do concurso, ou seja, o PSEFOMM não prevê cadastro de reserva.

Taxa de Inscrição

A novidade ficou por conta da taxa de inscrição, pois o valor da taxa subiu para R$ 65,00 (sessenta e cinco reais). Há um período estipulado para pedido de isenção da taxa de inscrição, pré-determinado no Edital para 18 maio, porém maiores informações a respeito, devem ser consultadas no Edital Completo.

Para conferir os requisitos de ingresso e as datas de cada etapa, leia o Edital Simplificado na íntegra abaixo:

GDE Error: Error retrieving file - if necessary turn off error checking (404:Not Found)

Para mais informações e inscrição no PSEFOMM 2019, acesse o site oficial do certame, no qual serão divulgadas as informações oficiais. Porém, para manter-se atualizado sobre as etapas do concurso, acompanhe o Jornal Pelicano que como sempre, fará a cobertura completa, desde a divulgação do Edital Completo até o recebimento das platinas de aluno da EFOMM!

COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica. Vice-Presidente do Jornal Pelicano e Presidente do Grêmio de Relações Internacionais da Marinha Mercante durante o ano de 2018.