O terceiro dia de adaptação foi marcado por exames médicos, pagamento de uniforme e palestas que apresentaram um pouco das estruturas oferecidas aos alunos da Escola de Formação de Oficias da Marinha Mercante (EFOMM).

Manhã

Candidatos prestando continência individual, durante a realização do cerimonial à Bandeira. (Foto: Al. Eliana/Jornal Pelicano)

O toque da alvorada às 0600 deu início ao terceiro dia de adaptação, para as turma Alfa, Bravo e Charlie. Seguindo aos procedimentos ensinado aos candidatos, todos se reuniram na Alameda Alegrete, por turma de adaptação, para tiragem de faltas e inspeções. Porém, logo às 0550 teve reunir na Alameda Alegrete para as turmas que faltavam fazer os exames no Hospital Naval Marcílio Dias (HNMD). Enquanto as Turmas Delta, Echo e Foxtrot tiveram uma aula de Cerimonial à Bandeira e palestra sobre os possíveis bancos para abrir uma conta corrente. Tendo esta atividade terminada, os candidatos foram almoçar.

Tarde

Adaptandos conhecendo o Grêmio de Remo e Vela da EFOMM. (Foto: Al. Eliana/Jornal Pelicano)

O período da tarde foi marcado por instruções em sala de aula, sobre o organograma do CIAGA e o funcionamento dos serviços tirados pelos alunos durante o ano escolar, visando integrar os candidatos aos deveres do aluno da EFOMM e posteriormente dos oficiais a

bordo dos navios mercantes. Concomitantemente, no ginásio, as turmas que não estavam em sala de aula, recebiam os uniformes que são utilizados ao decorrer da adaptação e ano letivo. E posteriormente tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do CIAGA, como salas de aula, laboratórios e simuladores utilizados na formação dos oficiais mercantes brasileiros. Ao fim da tarde, os adaptandos se dirigiram ao rancho para jantar.

Noite

Candidatos no horário da ceia, aproveitando o lanche (Foto: Al. Esthefanie Robattini / Jornal Pelicano)

O pós janta foi destinado ao estudo obrigatório, em sala de aula, a fim de que os futuros alunos pudessem sanar suas dúvidas sobre a execução do cerimonial à Bandeira e aprendessem hinos e canções militares. E ao final da última refeição do dia, a ceia, os candidatos foram recolhidos aos seus camarotes, para executarem fainas de caráter geral, terminando assim a rotina do terceiro dia de adaptação. Além disso ao termino da rotina, os primeiros alunos escalados nas divisões de serviço, obtiveram a oportunidade de servir à pátria cumprindo com seriedade, uma das mais importantes funções da vida do aluno na Escola.

Baixe o aplicativo do Jornal Pelicano, e tenha as novidades do período de Adaptação 2018 em tempo real!

Devido aos inúmeros pedidos, o JP informa que o último candidato convocado, até o presente momento, para a Adaptação 2018, ocupava a posição 196 na classificação final.

Colaborador do texto: Adaptador-Aluno Ricardo Jesus.

Clique e confira as fotos do terceiro dia de adaptação abaixo:
Diário de Bordo - Adaptação 3º dia

 

 

COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica. Vice-Presidente do Jornal Pelicano e Presidente do Grêmio de Relações Internacionais da Marinha Mercante durante o ano de 2018.