A dúvida na escolha da carreira ou de uma faculdade é comum entre alunos do Ensino Médio que ainda não estão decididos daquilo que vão seguir no futuro. Para ajudar esses alunos a tomarem as decisões certas, o Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) abriu as portas e recepcionou o evento chamado “Feira das Profissões” no dia 12 de maio de 2016, quinta-feira.

Objetivo e apresentações

O evento ocorreu pela manhã e teve como principal objetivo apresentar aos alunos uma gama de faculdades e suas opções de cursos para auxiliar nessa fase de escolha. Algumas universidades que estavam presentes optaram por palestras com profissionais do mercado, enquanto outras por ex-alunos do colégio (que já fazem alguma graduação ou já estão formados) e professores de universidades. Todos com o propósito de mostrar aos estudantes como é a vida universitária e o mercado, além de prepará-los para o que eles podem vir a vivenciar após tomar sua decisão.

O evento contou com a participação de 5 universidades no total: Universidade Candido Mendes, Ibmec, UVA, ESPM e FACHA. Além disso, a feira teve o apoio das Escolas Militares que também se encontravam no local, sendo elas a EFOMM (Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante), a Escola Naval, a EsPECx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército) , AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras) e a EsLog (Escola de Sargentos de Logística).

Alunos da EFOMM prestaram apoio e esclareceram dúvidas durante a Feira das Profissões. (Foto: Al. Caroliny Assis / Jornal Pelicano)
Alunos da EFOMM prestaram apoio e esclareceram dúvidas durante a Feira das Profissões. (Foto: Al. Caroliny Assis / Jornal Pelicano)

Importância para os alunos

A coordenadora da UVA, Ananda Vasconcellos, destacou que a Feira de Profissões oferece ao estudante a possibilidade de conhecer melhor a profissão que deseja e, mais ainda, outras áreas que às vezes não tinha noção, podendo assim ter uma grata surpresa. Ela também acrescentou que a vivência na Universidade contribui significativamente para despertar o interesse profissional.

Muitos alunos do CMRJ compareceram na feira para tirar as suas dúvidas sobre algumas profissões. Entre eles, alguns demonstraram o seu interesse de ingressar na Escola e fazer parte da Marinha Mercante. “Vou tentar o tempo que precisar para passar”, acrescentou uma das alunas presentes no evento.

Conclusão

A importância desse evento foi a afirmação da possibilidade de ir além do contexto das profissões tradicionais, além de propiciar a oportunidade de pesquisa e conhecimento por parte dos alunos sobre as profissões e sua importância para a sociedade.

Confira a galeria de fotos da feira, clicando na imagem abaixo:

CA001-20151205JP
(Foto: Al. Caroliny Assis / Jornal Pelicano)

COMPARTILHAR
Aluna do 2º ano de máquinas que desempenha, com muita satisfação, a função de repórter do Jornal Pelicano.