O sábado chuvoso no CIAGA não foi empecilho suficiente para a continuação da Adaptação 2016. Hoje a alvorada tocou mais tarde, para que os candidatos e futuros atletas da Marinha Mercante Brasileira estivessem preparados e descansados para o evento que tomou parte da manhã: o Torneio de Novos. O tradicional campeonato entre as turmas de adaptação propõe principalmente a integração entre os jovens que passarão 3 anos no regime de internato da EFOMM.

Candidatos da Charlie e Alfa caracterizados para os jogos. (Foto: Al. Thaís Dias / Jornal Pelicano)
Candidatos da Charlie e Alfa caracterizados para os jogos. (Foto: Al. Thaís Dias / Jornal Pelicano)

Devido à chuva, o Torneio teve que ser sediado internamente, no Ginásio do Centro de Instrução e com algumas modificações visando a segurança dos participantes. As turmas se agruparam em 4 equipes: Chalfa (Charlie e Alfa); Foxtel (Foxtrot e Hotel); Golfecho (Golf e Echo) e Brelta (Bravo e Delta). Após as gincanas, o jogo de voleibol e o campeonato de arremesso, sagrou-se campeã a Golfecho. Porém, o ponto que mais se destacou foi a vibração das torcidas. Cartazes, rostos e camisas pintadas e gritos de guerra improvisados alegraram o cenário da cinza manhã. O Torneio terminou com vivas para o Brasil, a Marinha, o CIAGA e a EFOMM, comandados pelo Comandante do CIAGA, C. Alte. Gilberto Cezar Lourenço, e respondidos com um ímpeto sem par pelos candidatos.

Após um banho e o almoço, os candidatos seguiram para o Auditório, novamente, o Alte Lourenço tinha algumas palavras para dividir com a Turma 2016. Foi informado que todos os candidatos poderiam usar seus respectivos celulares para se comunicar com os familiares e dizerem pessoalmente como foi a primeira semana de adaptação. Para os candidatos que não trouxeram celular, foi disponibilizado um telefone da OM.

Candidatas se deslocam em formatura. (Foto: Al. Renata / Jornal Pelicano)
Candidatas se deslocam em formatura. (Foto: Al. Renata / Jornal Pelicano)

Renovados, os candidatos voltaram à Alameda Alegrete para treinarem os movimentos de Ordem Unida, não sem antes, é claro, desfrutarem de um lanche no rancho. Após o treinamento, seguiram para o jantar, e depois, de volta aos exercícios de Ordem Unida. Depois da ceia, os alunos seguiram para seus camarotes para se preparar para o dia seguinte.

VIVA O BRASIL! VIVA A MARINHA! VIVA O CIAGA! VIVA A EFOMM!

Confira mais fotos do Torneio dos Novos clicando na galeria abaixo:

NU009-20160116JP

COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica, foi coordenador geral do Jornal Pelicano no ano de 2016.