Para este artigo, trazemos o aluno Cabral, um primeiro-anista, escolhido destaque do Período de Adaptação do Processo Seletivo de Acesso em 2015, que concordou gentilmente em contar um pouco da sua experiência e motivação a cursar a EFOMM.

Para ele, através da EFOMM, que oferece um ensino bem estruturado e de qualidade ímpar, há a possibilidade de conhecer e explorar novas culturas. Somado a isso, o fator salário inicial inigualável no mercado também pesou na sua escolha da melhor escola de formação de oficiais da Marinha Mercante da América Latina.

Abaixo, você confere a íntegra da resposta que recebemos.

JORNAL PELICANO – Por que você escolheu a EFOMM?

Além das razões supracitadas, descobri na própria escola outros benefícios que me deixaram ainda mais certo da minha escolha, como por exemplo: os valores militares, que tomando por base a hierarquia e disciplina me fizeram evoluir de maneira considerável como ser humano e as grandes amizades que você desenvolve dentro da escola, visto que, por funcionar em regime de internato, o companheirismo e a parceria são essenciais para o bem estar do corpo de alunos.

Em se tratando da profissão do Oficial da Marinha Mercante, seja de náutica ou de máquinas, é necessário ressaltar alguns pontos chave:

A profissão de marítimo é dura, visto que a saudade e a distância estão sempre presentes.

Apesar disso, o crescimento profissional proporcionado pela carreira é fenomenal, e não podemos esquecer da qualidade de vida oferecida à bordo: alimentação excelente, vida regrada e inclusive, alguns navios mais modernos que chegam a possuir academia.

É importante lembrar também que a vida a bordo não é para qualquer pessoa. É preciso possuir coragem e determinação para singrar os mares já que, embora as embarcações sejam extremamente seguras, é praticamente inevitável a ocorrência de algum sinistro, bem como a necessidade de se realizar uma manobra mais complicada por conta das condições climáticas ou do local em que o navio se encontra. Para reagir de maneira correta à situação é preciso ter calma e realizar todos os procedimentos que são ensinados com maestria na EFOMM.

Enquanto que, em terra, pessoas gastam horas para se locomover nesse trânsito caótico e são obrigadas a conviver com uma enorme violência, o marítimo não enfrenta essas adversidades. Digo isso porque possuo um Oficial da Marinha Mercante na família, que foi o grande incentivador à carreira de marítimo que escolhi e quem me apresentou de forma clara os prós e os contras.

Não se pode entrar na Marinha Mercante pensando apenas na questão financeira posto que, a vida embarcado além de ser complicada por conta das escalas, possui os seus riscos também.

Assim sendo, concluo esse breve texto agradecendo ao Jornal Pelicano pela oportunidade de participar do “Por que EFOMM? ”, dizendo a todos que estão lendo esse texto e pensam em vir para Escola que venham fazer parte dessa honrosa instituição.