Decidi escrever esta matéria assim que um amigo perguntou: “Bruna, por que Máquinas?”. Naquele dia, percebi que, caso optasse pelo curso de Náutica, o que é mais comum, ele, provavelmente, não teria me feito uma pergunta semelhante. Dessa forma, pretendo esclarecer informações sobre o curso, expondo parte do que fazem os profissionais maquinistas.

As turmas são separadas em Máquinas e Náutica um ano após o ingresso na EFOMM. O curso trata de maneira teórica e prática, de determinados assuntos, como arrefecimento, geração de energia, refrigeração, sistema de combustível, tanques sépticos, caldeiras, sistemas lubrificantes, purificadores dentre outros.

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Visando facilitar a compreensão e aprendizado operacional, os alunos também frequentam laboratórios de automação, refrigeração, caldeiras, motores de combustão interna e eletricidade. Isso é parte da grade curricular.

É comum que aqueles que prefiram matérias exatas a humanas, optem pelo curso de máquinas, mas, de fato, não se trata de uma regra.

Quanto à profissão, os postos são Praticante de Oficial de Máquinas (POM), Segundo Oficial de Máquinas (2OM), Primeiro Oficial de Máquinas (POM) e Oficial Superior de Máquinas (OSM).

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Existem checklists a serem cumpridas, diariamente, que contêm, por exemplo, verificação de nível de óleo. Além disso, praticantes relatam que ‘cada dia há um PS (jargão para problema) diferente’ e que essa, como afirma a 2OM Joyce, ‘é uma das vantagens de ser maquinista’, já que as tarefas a serem cumpridas não são necessariamente como as do dia seguinte.  Isso contribui para que o tempo ‘passe mais rápido’ a bordo.

É aparente o trabalho pesado e calor numa praça de máquinas. O avanço tecnológico proporcionou grandes melhorias no ambiente de trabalho dos maquinistas. Navios em que a geração de energia se dá por geradores a diesel e a propulsão por motores elétricos são tão avançados que necessitam de mão de obra especializada para trabalhos mais complexos, que são feitos em terra. Existem ainda navios com praça de máquinas desguarnecida, em que são necessárias apenas rondas durante o dia para verificar se toda a operação está em ordem.

O profissional de máquinas também realiza limpeza de detectores de fumaça e sondagem de tanques de óleo diesel, cálculo e lançamento diário do consumo de óleo combustível, gerenciamento de geradores e lubrificação de rolamentos. Os serviços dependem do tipo de navio, alguns exigem mais operação que manutenção.

Independente do curso a ser escolhido, o inglês é muito importante para o mercante e é um forte diferencial na busca por uma vaga em determinadas empresas. Vale ressaltar que os manuais e instruções dos fabricantes são escritos no idioma universal.

O maquinista dificilmente presencia monotonia em sua atividade. Respondendo à pergunta do meu amigo: Simplesmente apaixonei-me por máquinas, este é o motivo!