O aluno Perrotta, ex-moço de convés e aluno do 1º ano da EFOMM, concordou, gentilmente, em participar e responder a pergunta que lhe enviamos.

Para ele, a oportunidade de um embarque como moço de convés e a toda a vivência a bordo, o fez optar por estudar para um dia se tornar Oficial da Marinha Mercante, tornando a EFOMM um objetivo, hoje conquistado.

Abaixo, em primeira mão, você confere a íntegra da resposta que recebemos.

JORNAL PELICANO – Por que você escolheu a EFOMM?

PERROTTA – A Marinha Mercante não foi a minha opção desde pequeno, pois não tenho nenhum parente ou alguém que fosse da área para ser uma fonte de inspiração. Talvez seja por isso que até o Ensino Médio eu não sabia quase nada sobre profissão em geral. Quando terminei o Ensino Médio, prestei concurso para algumas instituições militares mas não obtive êxito em nenhuma delas. Foi aí que um amigo meu veio com um conselho de prestar um concurso chamado CFAQ (Curso de Formação de Aquaviários), um curso ministrado na Capitania dos Portos que capacita pessoas a se formarem como aquaviários, podendo então trabalhar na área. Foi a partir desse momento que comecei a procurar mais informações sobre a carreira e pude perceber a importância da Marinha Mercante no transporte nacional e internacional de cargas, tendo como vantagem competitiva a capacidade de deslocar grandes quantidades de mercadorias a grandes distâncias por baixo custo, vantagem que faz com que o transporte marítimo seja responsável pela grande maioria do transporte de cargas em todo o mundo. Diante disso, decidi fazer o curso e me tornei Moço de Convés (MOC). Já trabalhando no universo mercante, consegui enxergar melhor algumas vantagens e desvantagens da carreira no mar.

A vida a bordo não é uma vida para qualquer um, pois é necessário ter coragem para desbravar os mares e enfrentar todas as adversidades de levar uma vida em que a distância e a saudade estão sempre presentes.

Entretanto, também há muitas vantagens que a carreira nos proporciona, podendo citar o salário que, inicialmente para muitos é o grande atrativo da profissão e a oportunidade de conhecer diversos lugares e outras culturas, pois a bordo o convívio com pessoas das mais variadas regiões ou países é normal. Trabalhando na TRANSPETRO no período de apenas um ano, tive a oportunidade de conhecer países como China, Japão e Cingapura, e algumas cidade das regiões nordeste, sul e sudeste do Brasil. Identifiquei-me com a profissão e decidi que essa seria uma carreira que iria levar para vida. A partir desse momento criei metas e a EFOMM era o meu primeiro objetivo.

Por que EFOMM ?

Na EFOMM eu vi uma oportunidade de crescer na carreira e me tornar um Oficial da Marinha Mercante, uma oportunidade de estudar e adquirir conhecimento sobre um cargo de grandes responsabilidades.

O conhecimento é muito importante, não só na nossa profissão, mas em todas, pois se manter sempre atualizado e qualificado é essencial para o marítimo. A Marinha Mercante cresceu muito nos últimos tempos, mas não somente em oportunidades; a procura por pessoas que visam a vida no mar como uma oportunidade também cresceu, e permanecer-se atualizado será um grande diferencial para se manter em uma carreira recompensadora que possibilita conquistar seus principais objetivos de forma rápida, devido ao alto retorno financeiro proporcionado.