O aluno Matheus Costa, do 3° ano da EFOMM e presidente do Grêmio de Náutica, concordou em responder a pergunta que lhe enviamos. Segundo ele, seu pai, também mercante, exercera grande influência em sua escolha profissional. Além disso, a grandeza e importância da Marinha Mercante e a variedade de campos de atuação que a formação na EFOMM proporciona, também, pesaram em sua decisão.

 

JORNAL PELICANO – Por que você escolheu a EFOMM?

MATHEUS COSTA – Indiretamente, desde a infância, tive contato com a Marinha Mercante. A cada embarque e desembarque de meu pai, pude entender, gradativamente, o quanto essa profissão era diferente das outras. A distância dos entes queridos e a emoção do reencontro são inigualáveis. A importância de transportar as riquezas de nosso país e o pavilhão nacional, pelos nossos portos e a fora, é gigantesca. Assim, minha primeira opção de carreira profissional foi a de seguir os passos de meu pai.

Além disso, sempre tive uma paixão pela vida mercante e ela se tornou mais intensa, no meu primeiro embarque, aos 11 anos de idade. Fazer carreira como oficial de náutica e, um dia, ter a responsabilidade de ser Capitão de Longo Curso é uma realização pessoal, um objetivo que tracei para mim. E o primeiro degrau, consequentemente, era a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM).

[quote_center]… a EFOMM representa uma etapa para ingressa em um mundo repleto de atividades.[/quote_center]

Para mim, a EFOMM representa uma etapa para ingressar em um mundo repleto de atividades. O profissional pode ter objetivos diferentes para a carreira, ter como meta trabalhar na cabotagem, ou no apoio marítimo (off shore), ou no longo curso e até em terra (on shore), por exemplo, no Tribunal Marítimo. Mas, claro, sempre dependerá das qualificações do mesmo. Quanto melhor e mais preparado for o profissional, mais opções ele terá.

Sendo presidente do Grêmio de Náutica da EFOMM, pude entender, também, o quanto o oficial mercante deve ser responsável: prezar pela organização e segurança dos tripulantes e ter conhecimento de tudo um pouco. Como [diz] a famosa citação: “…um mar de conhecimento com um palmo de profundidade.

Como toda carreira, na do mar há grandes sacrifícios e esforços. No entanto, singrar os mares e, simplesmente, assistir o Sol nascer e se pôr nas águas de nosso país é um lembrete de quão linda é esta profissão, na Marinha Mercante.

COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.