O navio Skandi Urca, da empresa DOF Navegação LTDA, foi entregue no Rio de Janeiro. Essa é a primeira entrega dentre três embarcações semelhantes, contratadas pela Petrobras e financiadas pelo FMM.

A embarcação foi construída no estaleiro VARD OSV Niterói com uma participação de 76% do Fundo da Marinha Mercante no investimento de sua construção, o qual totalizou R$286,9 milhões. O Skandi Urca é mais um navio que atuará junto às plataformas marítimas de perfuração e produção de petróleo na costa brasileira, atendendo à demanda da Petrobras.

Suas características foram projetadas visando a atuação em águas profundas e em condições ambientais adversas. O Skandi Urca tem 93,5 metros de comprimento, calado de 6,2 metros e pode operar com uma tripulação de 30 pessoas. A embarcação também utiliza uma combinação de motor a diesel convencional com um sistema elétrico ligado às suas engrenagens para promover um tipo de propulsão híbrida, que lhe permite consumir até 30% menos combustível. O navio conta com guinchos, guindastes móveis e um novo sistema de manuseio de âncoras, que proporcionam maior agilidade na fixação de plataformas em alto mar.

As outras duas embarcações contratadas serão concluídas em 2014 e em 2015. Com o Skandi Urca, o FMM atinge a soma de 341 embarcações e 6 projetos em estaleiros concluídos desde 2007.

COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Máquinas e Membra Honorária do Jornal Pelicano. Foi aluna da EFOMM de 2013 a 2015, Comandante de Companhia, Adaptadora-aluna, Atleta da Equipe de Basquete, Monitora do Grêmio de Máquinas, Escritora e Presidente do Jornal Pelicano.