Na sexta-feira, dia 28 de fevereiro, foi lançado a décima embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef), o navio Irmã Dulce, que passa por uma fase de acabamentos e é certificado por uma sociedade classificadora independente afim de entregar à companhia para o início de operações. Logo depois do lançamento do petroleiro, foi realizado o batimento de quilha do terceiro navio da série de quatro panamax.

Esse petroleiro é o segundo de uma série de quatro petroleiros do tipo Panamax que serão batizados em homenagem a mulheres que ajudaram a construir a História do Brasil. O primeiro foi o Anita Garibaldi, que está na fase de acabamentos no mesmo estaleiro. O navio Irmã Dulce foi batizado em homenagem à beata baiana Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, também conhecida como Bem-Aventurada Dulce dos Pobres. Utilizados para o transporte de petróleo e derivados escuros, os navios desse tipo têm 228 metros de comprimento e capacidade de transportar 90,2 milhões de litros.

Lembrando que das dez embarcações do Promef lançadas ao mar, sete já foram entregues à Transpetro: os navios de produtos Celso Furtado, Sérgio Buarque de Holanda, Rômulo Almeida e José Alencar, construídos pelo Mauá; e os suezmax João Cândido, Zumbi dos Palmares e Dragão do Mar, feitos pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS), em Ipojuca (PE). Desse total, seis estão em operação. O Dragão do Mar fará a sua primeira viagem ainda neste primeiro trimestre.

Segundo o presidente da Tanspetro, Sérgio Machado, com o lançamento da décima embarcação, a empresa conseguiu mostrar que a indústria naval brasileira alcança, cada vez mais, o patamar da produtividade e da produção em série. O Promef garante a encomenda de navios no Brasil e o conteúdo nacional mínimo de 65%. Agora, a companhia está perseguindo a competitividade internacional para colocar de novo o nosso país na posição de personagem mundial na produção de navios.

Confira algumas características de Irmã Dulce:

Tipo Petroleiro Panamax
Porte Bruto 72900 Toneladas (TPB)
Comprimento 228 metros

Boca

40 metros

Calado 12 metros
Altura 48,3 metros
Velocidade 15 nós
Capacidade 90,2 milhões de litros
Característica Navio de Calado Reduzido (Shallow Draft)

Fonte: Petrobras/Transpetro

Confira algumas fotos:

{gallery}Irm Dulce{/gallery}

 

Explore, curta e compartilhe o novo Jornal Pelicano!