O super iate Azzam é a maior, mais cara e mais luxuosa lancha do mundo. Pertence desde 9 de setembro de 2013 ao xeique Khalifa bin Zayed al-Nayan, Chefe de Estado dos Emirados Árabes Unidos, e custou 605 milhões de dólares ao monarca e sua família real.

Construído pelo estaleiro alemão Lurssen Yatchs, com design de Nauta Yatchs e Christophe Leoni, demorou apenas 4 anos para ser finalizado em 5 de abril de 2013, roubando todos os recordes de grandeza do setor.

O propósito da construtora era criar um largo e luxuoso iate com um design inovador que pudesse navegar com alta velocidade em águas quentes e rasas, proporcionando acomodações confortáveis e sofisticadas.

Possui custo anual de operação de 60 milhões de dólares, 50 suítes, dois heliportos, um cinema, duas piscinas, um mini submarino, uma suíte máster à prova de balas, e um sistema de defesa antimíssil! Talvez seja por isso que seu nome signifique ‘‘ousado, corajoso”.

Dotado de comprimento de 180 metros, boca de 20.8 metros e calado de apenas 4.1 metros, navega sob o comando de 50 mercantes. Com o auxílio de duas turbinas de gás e dois motores à diesel que criam 94 mil cavalos de potência através de 4 bombas d’água, pode alcançar até 32 nós, tornando-a a mais rápida super lancha de todos os tempos.

Confira algumas fotos:

{gallery}Azzam{/gallery}