O Programa de Renovação da Frota de Embarcações de Apoio Marítimo, já conta com 87 embarcações entregues e prevê mais 59 até meados de 2014. O programa é um esforço conjunto entre a iniciativa privada, governo federal e sindicatos para a renovação da frota marítima brasileira.

A Diretoria Executiva da Petrobras aprovou no dia 6 de fevereiro a contratação de oito embarcações de apoio às suas atividades marítimas. Elas fazem parte do Terceiro Programa de Renovação da Frota de Embarcações de Apoio Marítimo (Prorefam). Nessa 5ª rodada, foram contratadas quatro embarcações da empresa Bram, que construirá as unidades no estaleiro Navship, em Santa Catarina; três da Starnav, com construção programada para o estaleiro Detroit, também em Santa Catarina, e uma da Norskan, que usará o estaleiro Vard (ex-STX), no Rio de Janeiro.

Até a 5ª rodada já foram contratadas 87 embarcações. Além disso, as propostas para a 6º rodada de contratações já foram recebidas no dia 4 de fevereiro e estão sendo analisadas tecnicamente. A 7ª rodada será lançada em março próximo e os respectivos contratos devem ser assinados no segundo semestre deste ano.                                   

O Prorefam foi lançado em 2008 e prevê, ao todo, a contratação de 146 embarcações, em sete rodadas. O percentual de conteúdo local exigido na fase de construção é de 50% para as embarcações modelo Anchor Handling and Tug Supply (AHTS), e de 60% para as modelos Platform Supply Vessel (PSV) e Oil Spill Response Vessel(OSRV).

 

  Foto aérea do estaleiro NAVSHIP

Esses projetos fazem parte do esforço em conjunto da FMM – através de incentivos do Ministério dos Transportes -, da PETROBRAS – através da TRANSPETRO -, investidores privados e sindicalistas da categoria, visando à expansão do trafego marítimo comercial brasileiro e a renovação da frota até o ano de 2016.

 

Fonte: Ministério dos Transportes