O Lay Vessel North Ocean 105, que pertence à McDermott International e construído na Espanha em 2012, irá realizar instalações de diversos dutos em águas profundas na região do pré-sal brasileiro e na Bacia de Campos.

O LV105 é o quinto da série North Ocean, que são os mais avançados e capazes navios do tipo subsea lay (navio lançadores de linha). É uma embarcação que faz uso do Sistema de Posicionamento Dinâmico (DP), com comprimento de 133,68 metros, boca de 29,89 metros, calado de 9,76 metros, conta com um avançado sistema de Reel-Lay para dutos rígidos e flexíveis em lâmina d’água de até 10.000 pés. Ele pode implantar uma variedade de tubos, umbilicais, ferragens submarinas e amarras para instalações flutuantes.

A previsão é que o início das operações seja para o terceiro bimestre de 2014, com um alvará de aproximadamente 200 dias, podendo ser extendido de acordo com os interesses das empresas participantes. Há ainda a possibilidade de mais navios do mesmo tipo estarem à disposição da Petrobras até o final do ano.

Confira o vídeo ilustrativo: http://www.youtube.com/watch?v=26LITNQFveQ

Confira algumas fotos:

{gallery}North Ocean 105{/gallery}

 

Explore, curta, comente e compartilhe o novo Jornal Pelicano!

 
 

http://youtu.be/26LITNQFveQ