A empresa dinamarquesa Maersk Line, um dos maiores armadores de contêineres do mundo, anunciou a criação da Sealand, uma empresa regional focada no tráfego intra-Américas. 

A Sealand terá suas atividades iniciadas a partir de 1° de janeiro de 2015, e terá sua estrutura baseada em outras empresas regionais da companhia, como a MCC e a Seago Line, de acordo com a prórpia Maersk.

O serviço intra-Américas já existente servirá de base para a Sealand. Segundo comunicado, a Maersk Line iniciará a transferência de suas atividades intra-Américas para a nova empresa regional durante o período de 2014.

Segundo o presidente da Maersk Line no Brasil, Peter Gyde, a movimentação brasileira de contêineres é de aproximadamente 1,1 milhão de Teus (unidade de um contêiner padrão de 20 pés), representando cerca 20% das transações comerciais brasileiras via transporte marítimo de contêineres. 

De acordo com Gyde “É um importante e crescente mercado para o desenvolvimento regional”, apesar disso, a parcela da Maersk Line neste mercado ainda é pequena, “Há espaço para a concorrência”, completou. Para Gyde, a Sealand trará consigo uma oferta única de serviço, a qual, focará no atendimento de necessidades específicas dos clientes regionais, se concentrando no transporte de longo curso destinando a Europa, Ásia e Oriente Médio.

A empresa também irá compartilhar determinados serviços operacionais da Maersk Line, como operações terrestres e recursos humanos. A nova empresa contará com equipes locais de vendas e suporte ao cliente em toda a América, e terá sede nos Estados Unidos. 

Escutamos os nossos clientes, que nos disseram que valorizam os serviços da Maersk Line, mas que existe a necessidade de uma maior estabilidade e compromisso. Essa foi uma das principais razões para o aprimoramento e reestruturação de nossas soluções intra-Américas.  (Mygatt, executivo da Maersk Line)