Investimentos próprios e financiamentos advindos do Fundo da Marinha Mercante (FMM), direcionados à embarcações, navios-sonda e estaleiros totalizam valores em torno de R$60 bilhões nos últimos anos, segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval). 

Estaleiros associados ao Sinaval apoiaram a manuntenção da política de conteúdo local, ou seja, uma política que obriga o setor a utilizar insumos nacionais, e confirmaram o foco na eficiência e produtividade para a retomada dessa indústria.

Segundo o presidentente do Sinaval, Ariovaldo Rocha, em 2013, houve a entrega de seis plataformas de produção de petróleo, dois navios do PROMEF, 21 navios de apoio marítimo, 10 rebocadores portuários e cerca de 100 barcaças de transporte oceânico e fluvial. Desde 2006, o Sinaval apurou o emprego de 78 mil pessoas na construção naval por todo o país.

Atualmente estão em processo de construção no Brasil: 15 plataformas de petróleo, onde 12 delas serão construídas em estaleiros locais, e as outras 3 terão integração de módulos em cascos construídos na Ásia; e 28 navios-sonda contratados pelo Sete Brasil para serem empregados na perfuração de poços de petróleo.

Somando-se a isso tudo, ainda temos o programa de construção de 49 navios petroleiros direcionadas para a Transpetro, registrando 7 navios já entregues à operações e 3 em fase de acabamento para serem entregues ainda este ano.