Entre os dia 25 a 29 de março, aconteceu na Associação Comercial do Rio de Janeiro o XV Encontro de Estudantes e Graduados em Relacões Internacionais do Cone Sul. Uma comissão de alunos da EFOMM esteve presente na edição deste ano do fórum de internacionalistas.

 
Histórico
 
A primeira conferência ocorreu em 1995, na Argentina e reuniu diversos graduandos de relações internacionais da América do Sul, na cidade de Rosário. Em 1997, já em sua terceira edição, o evento adquiriu relevância internacional com a participação de estudantes de outras partes do mundo, inclusive, da Europa. Nos anos posteriores, o CONOSUR – como ficara conhecido – se estabeleceu como um dos eventos de maior relevância acadêmica da área com a formulação de Declarações (Montevidéu, 1998 e Buenos Aires, 2006) que indicaram o futuro das relações diplomáticas entre os países da região, em diversos aspectos.
 
Nesse ano, a cidade do Rio de Janeiro sediou pela segunda vez o Encontro. Foram discutidas questões importantes tanto de ordem diplomática como de ordem social, política, econômica e militar. Na pauta, estiveram temas como a logística do petróleo e gás, perspectivas sobre a economia brasileira, energias alternativas, o papel da ONU no mundo contemporâneo, o financiamento ao desenvolvimento na américa do sul, ameaças e perspectivas à região, as suas tendências político-ideológicas e o futuro do MERCOSUL.
 
Várias autoridades deram palestras no fórum. Entre elas, o Ministro das Relações Exteriores do Brasil Exmo. Sr. Luiz Alberto Figueiredo Machado, o Cônsul Geral do Panamá no Rio de Janeiro, o Embaixador e Ex-Ministro da Fazenda Exmo. Sr. Marcílio Marques Moreira, o Ex-Ministro de Assunstos Estratégicos do Brasil, o Ex-Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais Exmo. Sr. Alte. Esq. Álvaro Augusto Dias Monteiro, o Chefe do Centro de Informações das Nações Unidas no Brasil (UNIC-Rio), o Ex-Presidente do BNDES e o Diretor Financeiro da TRANSPETRO. Outros analistas e cientistas políticos, professores, coordenadores, reitores, representantes e assessores de diversas instituições, empresas e organizações de grande atuação na região do Cone Sul também compareceram.
 
Os alunos da EFOMM só puderam comparecer no 2o dia do evento. No entanto, tiveram a oportunidade de participar da brilhante palestra proferida pelo Ex-Ministro da Fazenda Marcílio Marques Moreira. 
 
 
O ex-ministro começou fazendo um pequeno resumo das situações econômicas vividas pelo país desde os anos 60. Comentou sobre o crescimento acelerado e das desordens que isso gerou na estrutura econômico-social brasileira. Falou sobre o processo de tercearização econômica e de desenvolvimento demográfico, além dos problemas previdenciários que isso traz.
 
O economista falou, também, sobre a hesitação que os governos tiveram em assumir uma postura condizente com a Economia de Mercado, o que ele chamou de “preconceito ideológico”. Disse que essa “falta de racionalização econonômica” colaborou para baixa competitividade que o país apresenta, hoje em dia. Opinou sobre a necessidade de se incentivar as empresas nacionais a inovarem e de se realizar uma ampla reforma na qualidade educacional de base.
 
Ao ser questionado pelo segundo-anista Monteiro sobre quais eram os principais problemas de produtividade do Brasil o ex-ministro foi taxativo:
— A nossa infra-estrutura.
 
Para explicar, ele citou um dado que esclarece o medo que os governos possuem da famigerada abertura comercial:
— Hoje, o preço que se paga para transportar um produto do Brasil a China é o mesmo para transportá-lo da fábrica até o porto, no Brasil.
 
 
Explore, curta, comente e compartilhe o novo Jornal Pelicano!
COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.