O aluno Erick Nanjara, 1º colocado ao final do curso básico no 1º ano de 2013, concordou em responder a pergunta que lhe enviamos.

Para ele, ser um oficial mercante sempre fora um grande sonho e única opção. A estabilidade profissional que a carreira oferece, as boas condições da vida embarcado, os fortes laços de amizades gerados entre os tripulantes, o período de folga e a possibilidade de conhecer novos lugare só vieram justificar a escolha que ele fez de ser aluno da EFOMM.

Abaixo, você confere a íntegra da resposta que recebemos.

 

JORNAL PELICANO – Por que você escolheu a EFOMM?

ERICK NANJARA – A Marinha Mercante pode parecer um universo bem distante do cotidiano da maioria das pessoas, afinal, aqueles envolvidos diretamente na carreira não a exercem em evidência, o trabalho de um “Homem do Mar” é nos Oceanos, longe dos grandes centros urbanos. Todavia, mesmo sem notar, a Marinha Mercante está presente nas casas pelo mundo inteiro. A maior parte do comércio mundial é feito por via marítima. O produto, de um modo geral, é transportado a bordo de navios, caracterizando o modal hidroviário, fundamental para a economia visto seu baixo custo e alta eficiência. Tripular estes navios e contribuir para todo este sistema é um objetivo, um desejo, um sonho que me acompanha há muito tempo.

[quote_center]A profissão além de proporcionar a sensação de ser integrante de uma complexa rede que move o universo comercial, proporciona um futuro “estável” para o profissional e para sua família.[/quote_center]

A profissão além de proporcionar a sensação de ser integrante de uma complexa rede que move o universo comercial, proporciona um futuro “estável” para o profissional e para sua família. Uso as aspas pois dificilmente um Oficial, tanto de Máquinas, quanto de Náutica, terá dificuldade de conseguir um emprego digno, porém, estará sujeito a sua escala de embarque/férias, ou seja, ficará distante de seus familiares e amigos em algumas ocasiões que considere importante.

[quote_center]É necessário ter coragem para desbravar os mares e um ideal muito forte para se distanciar da família…[/quote_center]

É necessário ter coragem para desbravar os mares e um ideal muito forte para se distanciar da família, mas a vida embarcado tem suas vantagens. Não é preciso enfrentar trânsito nas ruas todos os dias, a alimentação é excelente, muitos navios oferecem academias e incentivam a prática de esportes a bordo para a preservação da saúde, além do desenvolvimento de fortes amizades com a tripulação proporcionado pela convivência intensa e pela dependência do empenho de cada um para que a navegação seja segura para todos a bordo. Além disso, o “Homem do Mar” tem seu período de folga recompensador, quando ele aproveita para estar com seus familiares e amigos, viajar a lazer, ou simplesmente descansar no aconchego do seu lar.

Existem diversas maneiras de ingressar na carreira, mas por que EFOMM? A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) é destinada a jovens entre 17 e 23 anos que tenham o Ensino Médio ou equivalente completo e que desejam ingressar na carreira de Aquaviário Marítimo. A Escola fornece fardamento, alojamento, alimentação, e exige apenas o estudo, o comprometimento e a disciplina do aluno. É uma Escola Militar localizada no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) e no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar(CIABA) na qual os alunos aprendem as Ciências Náuticas e valores militares, pois também são vinculados ao Núcleo de Formação de Oficiais da Reserva da Marinha (NFORM)  e são militares da ativa enquanto estiverem cursando. O Aluno da EFOMM é interno, não pode sair durante a semana, mas aos fins de semana é licenciado.  As instalações do CIAGA, onde estudo, proporcionam ao aluno o conforto necessário para o desenvolvimento de suas atividades acadêmicas  e físicas com salas adequadas as disciplinas, material multimídia e ar-condicionado, além das dependências esportivas como as quadras e piscinas, pista de corrida e o Grêmio de Vela e Remo com embarcações que incentivam o sentimento marinheiro.

[quote_center]É um trabalho que oferece […] [a possibilidade de] ver o sol se pondo em um porto e nascendo em outro.[/quote_center]

São muitos os papeis de um Oficial da Marinha Mercante para a sociedade, sutis, mas fundamentais. É um trabalho que oferece boas condições de vida e é protegido por leis que garantem a segurança e o conforto de todos a bordo, além da possibilidade de conhecer novas culturas e novos lugares. Ver o sol se pondo em um porto e nascendo em outro.

COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Náutica e Membro Honorário do Jornal Pelicano e Grêmio de Vela e Remo. Foi aluno da EFOMM entre 2013 e 2015, Adaptador-aluno, Atleta da Equipe de Natação, Monitor dos Grêmios de Náutica e Informática, Escritor e Vice-presidente do Jornal Pelicano.