A embarcação teve suas operações iniciadas na última terça-feira, dia 14/01/14. José Alencar é mais um dos navios que vêm tornando realidade o sonho da construção naval brasileira.

José Alencar é a última das embarcações do primeiro lote de encomendas feito pela Transpetro aos estaleiros nacionais, seguindo as metas estabelecidas pelo Promef (Programa de Modernização e Expansão da Frota). O navio foi batizado em homenagem ao ex Vice-Presidente da República, líder empresarial e político que foi exemplo de competência, persistência e patriotismo.

É a sexta embarcação do programa a entrar em operação num prazo de apenas dois anos, e o Promef já possui grandes planos para 2014: o objetivo é bater um recorde, colocando em operação sete navios. Não para por aí. Na mesma cerimônia que marcou o início das atividades de José Alencar, Sergio Machado, presidente da Transpetro, deu sinal verde para a construção de mais oito embarcações de produtos no Estaleiro Mauá, em Niterói (RJ). O investimento somará R$1,4 bilhão do total de R$11,2 bilhões demandados para tirar do papel 49 navios e 20 comboios hidroviários do Promef.

O bom momento fica estampado nas palavras de Sergio Machado:

A indústria naval brasileira vive um novo momento. Deixou de ser um sonho e hoje está consolidada. A entrega do primeiro lote de encomendas do Promef é uma prova disso. Agora, o grande foco é a gestão, a qualidade para que a produtividade seja maior e melhor, em busca da competitividade internacional. É nisso que estamos trabalhando”

 

José Alencar acumula em seus números a superação da indústria naval brasileira como um todo. Suas 9.147 toneladas de aço estrutural, as 250 toneladas de acessórios do casco, os 25 mil litros de tintas e solventes e os 95 mil metros de cabos elétricos empregados em sua construção são alguns exemplos do fôlego renovado que adquiriu indústria por trás do projeto, tornando realidade o que há anos parecia ser inatingível.

A primeira viagem do navio foi sua saída do Estaleiro Mauá para ser carregado com nafta do Terminal da Ilha D’Água (RJ). Depois ele seguirá a São Paulo para ser descarregado no terminal de São Sebastião. 

Confira algumas características de José Alencar:

Comprimento 183 metros
Largura 32,2 metros
Altura 43,8 metros
Velocidade 14,6 nós
Autonomia 12 mil milhas náuticas
Capacidade 56 milhões de litros de combustíveis
Tanques 12 tanques de carga

 

Explore, curta e compartilhe o novo Jornal Pelicano!

COMPARTILHAR
Segundo Oficial de Máquinas e Membra Honorária do Jornal Pelicano. Foi aluna da EFOMM de 2013 a 2015, Comandante de Companhia, Adaptadora-aluna, Atleta da Equipe de Basquete, Monitora do Grêmio de Máquinas, Escritora e Presidente do Jornal Pelicano.