INICIAL, ORIGINAL, PRIMEVO. Esta é a definição de “primitivo” segundo Aurélio Buarque de Holanda, criador do famoso dicionário e também docente. Convido você, leitor, a analisar o trabalho do professor dessa forma, assim como Rubem Alves sobre o jardim e o jardineiro.

“O que é que se encontra no início? O jardim ou o jardineiro? É o jardineiro. Havendo um jardineiro, mais cedo ou mais tarde um jardim aparecerá. Mas, havendo um jardim sem jardineiro, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá. O que é um jardineiro? Uma pessoa cujo pensamento está cheio de jardins. O que faz um jardim são os pensamentos do jardineiro. O que faz um povo são os pensamentos daqueles que o compõem.”

O professor é o jardineiro e o jardim, a sociedade. O professor é o originador de todos os trabalhos. O professor é o arquiteto das civilizações. O professor é o missionário do desenvolvimento. O professor é o arauto das ciências e filosofias. O professor é o libertador das correntes do mundo. O professor não tem um emprego, ele tem uma missão.

Nesse dia tão especial, caro mestre, queremos dizer a você e todos que o ajudam na sua causa como somos gratos pelo seu trabalho. Seja qual for o ensinamento, acreditamos em sua arte e apreciamos seu dom de formar caráter e ciência nos corações e mentes de seus pupilos. Que sua vontade continue sendo calor e sua sabedoria sendo luz para o nosso mundo.

A Equipe do Jornal Pelicano parabeniza a todos os professores pelo seu dia!