Guarda Costeira Americana realiza buscas por cargueiro perdido em região de tormenta tropical. (Imagem: Jornal Pelicano)

 

A busca pela tripulação do cargueiro El Faro iniciada no dia 1º de outubro, após a Guarda Costeira dos Estados Unidos (USCG) ter recebido uma chamada de emergência que indicava perda de propulsão e estanqueidade começa a mostrar resultados. Infelizmente, não muito bons. Enquanto o furacão Joaquin vem perdendo sua força gradualmente (avaliado como Categoria 2 desde domingo) a equipe de resgate revela que o cargueiro muito provavelmente naufragou.

Os trabalhos do domingo, dia 4, se encerraram após vasculharem uma área com mais de 70.000 milhas náuticas. Foram encontrados destroços espalhados por muitas milhas: madeira; boias e coletes salva-vidas; containers e óleo sobre a água. No dia seguinte foi encontrado um bote salva-vidas completamente avariado, levando a identificação do navio da empresa TOTE Maritime Puerto Rico. A embarcação tinha espaço para 43 passageiros, mas sem sinais da tripulação.

Ao longo do dia foi verificada a presença de várias balsas salva-vidas e roupas de imersão; apenas um desses trajes continha um corpo, que não era possível ser reconhecido. A USCG optou por não utilizar do seu curto tempo recolhendo o cadáver, pois precisava checar a presença de sobreviventes em outras roupas e balsas. O Capitão Mark Fedor informou que sua busca agora está focada em achar os náufragos, e não mais o cargueiro. Tim Nolan, CEO da companhia, se dirigiu a imprensa ainda com confiança:

Nós continuamos com a esperança de haver sobreviventes. Nossos melhores pensamentos e preces vão para os familiares e continuaremos a fazer tudo o possível para apoia-los nesse momento

 

COMPARTILHAR
Praticante Oficial de Náutica, foi coordenador geral do Jornal Pelicano no ano de 2016.