1USMMA – Estados Unidos, 1943

United States Merchant Marine Academy (Imagem: Divulgação / USMMA)

A United States Merchant Marine Academy (USMMA) é uma escola militar americana localizada em Nova Iorque, que forma oficiais da marinha de guerra ou mercante, dependendo da escolha do aluno – chamados de midshipmen.

As marinhas mercante e de guerra americana são muito ligadas, por isso, a escola é muito valorizada pelas forças armadas. O orçamento anual reservado para o seu rigoroso programa acadêmico é da ordem de 85 milhões de dólares americanos.

Os cursos oferecidos são Navegação, Administração, Direito Marítimo, Direito Internacional e Máquinas e possuem duração de 4 anos. Os oficiais formados na USMMA podem optar pelas carreiras na Marinha Mercante – tendo que servir, nesse caso, por pelo menos 8 anos – ou nas Forças Armadas americanas (Exército, Marinha, Corpo de Fuzileiros Navais, Aeronáutica e Guarda Costeira) – onde se tornam 2° tenentes da ativa, com serviço militar obrigatório de 5 anos.

Equipe de mergulho e natação da USMMA em abertura de jogos da divisão nacional acadêmica americana. (Foto: Reprodução / USMMA Sports)
Equipe de mergulho e natação da USMMA em abertura de jogos da divisão nacional acadêmica americana. (Foto: Reprodução / USMMA Sports)

A escola dá muito valor aos esportes. Os alunos competem numa divisão nacional universitária (NCAA). Ela possui laboratórios, simuladores e uma estrutura muito boa de alojamentos para seus 950 alunos e, além disso, há, dentre suas instalações o Museu da Marinha Mercante americana.

A rotina na escola é bastante parecida com a da nossa querida EFOMM, tendo alvorada, reunir paro café da manhã e almoço, inspeções de camarote, TFM e etc.

Cerimônia de Juramento à Bandeira Americana da Turma de 2016 da USMMA. (Foto: Reprodução / Youtube)
Cerimônia de Juramento à Bandeira Americana da Turma de 2016 da USMMA. (Foto: Reprodução / Youtube)

Para ingressar na USMMA o candidato precisa da recomendação de uma autoridade do governo ou representante (nominating authority), que usam critérios próprios (entrevistas, provas, etc.) além de 3 recomendações de professores e concluir um teste de aptidão física.

USMMA: http://www.usmma.edu/

2ENIDH – Portugal, 1924

Escola Superior Náutica Infante Dom Henrique (Imagem: ENIDH)

A Escola Superior Náutica Infante Dom Henrique (ENIDH) localizada na capital portuguesa Lisboa, forma profissionais em diversos setores da Marinha Mercante como Gestores de Portos, Transportes Marítimos e Logística (setor Marítimo-Portuário) além, é claro, de Oficiais de Náutica e Máquinas.

A instituição oferece os bacharelados, que duram 3 anos, de Pilotagem, Engenharia de Máquinas Marítimas, Sistemas Eletrônicos e Gestão Portuária, dos quais dois, no máximo, podem ser escolhidos pelos futuros alunos. A Escola também oferece mestrados que são concluídos em 2 anos.

informe publicitário mostra estudante em laboratório de eletrônica da ENDIH. (Foto: Reprodução / Youtube)
informe publicitário mostra estudante em laboratório de eletrônica da ENDIH. (Foto: Reprodução / Youtube)

Para ingressar na ENIDH o candidato precisa ter bom aproveitamento no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, já que é considerada uma faculdade pública. Atualmente, possui 800 alunos.

ENIDH: http://www.enautica.pt

3WMA – Inglaterra, 1902

Warsash Maritime Academy (Imagem: Divulgação / WMA)

A Warsash Maritime Academy (WMA) é uma instituição de ensino superior que se localiza em Southampton no campus da Southampton Solent University. Considerado uns dos 3 principais centros de ensino marítimo do mundo, forma oficiais e profissionais de outras classes mercantes.

Seus alunos são preparados em 3 anos para operar em quaisquer classes de navios sejam eles cruzeiros ou petroleiros.

A estrutura da escola contempla alojamentos, simuladores, centros de treinamento contra incêndios, dentre outros. O simulador de manobras é bastante inovador, navios em escala reduzida são utilizados em um lago para que o aluno tenha o entendimento de como o navio se comporta e possa, assim, melhorar suas habilidades (Assista o vídeo abaixo).

A prática de esportes também é bastante valorizada. Atualmente a universidade possui o time campeão mundial de iatismo.

Os requisitos para ingresso são: 4 matérias do GCSE (Certificado Geral de Ensino Médio) incluindo Matemática, Ciências (com ênfase em física), Inglês ou alguma matéria que utilize a língua inglesa como história ou geografia; média C em todas as 12 do ensino médio com inglês e que incluam as acima citadas.

A escola recebe alunos estrangeiros de mais de 70 países.
WMA: http://www.warsashacademy.co.uk/

4SMU – China, 1909

Shangai Maritime University (Imagem: Divulgação / SMU)

A Shangai Maritime University (SMU) é localizada em Shangai e possui 6 campos de estudos como Engenharia, Direito, Gerenciamento, Economia, Artes e Ciências Marítimas (navegação, administração, máquinas e automação) tendo sua ênfase e reconhecimento maior graças a este último.

Oferece cursos de bacharelado, mestrado, doutorado e até pós-doutorado. Nomeada berço internacional dos especialistas marítimos, a escola recebeu nível “A” (excelente) em uma importante avaliação de universidades chinesas. Os cursos duram 4 anos.

A escola possui dois navios próprios onde os alunos são treinados sendo um conteneiro (Yufeng Ship) e um bulk carrier (Yuming ship).

Navio-escola Yuming Ship. (Foto: Reprodução / Shipspotting)
Navio-escola Yuming Ship. (Foto: Reprodução / Shipspotting)

Para ingressar na SMU, deve-se ter HSK 4 ou 5 (Nível de proficiência em idioma chinês), além de duas recomendações de professores em chinês ou inglês.

A universidade possui 20000 alunos de todo o mundo.

SMU: http://en.shmtu.edu.cn/

5IMU – Índia, 2008

Indian Maritime University (Imagem: Divulgação / IMU)

A Indian Maritime University (IMU) possui sua sede principal na cidade de Chennai e outros 5 campus em cidades distintas. Cada um desses campus abriga tipos específicos de curso, o de Chennai por exemplo, possui os cursos de Gerenciamento de Portos, Náutica, Máquinas, Direito, dentre outros.

A Universidade, além dos citados acima, dispõe de cursos de Pesquisas Marinhas, Engenharia Oceânica e Arquitetura Naval.

Os alunos ainda competem em ligas esportivas universitárias de cricket e basquete.

Alunos da IMU posam para foto em frente ao campus de Chennai. (Foto: Divulgação / IMU)
Alunos da IMU posam para foto em frente ao campus de Chennai. (Foto: Divulgação / IMU)

O candidato que deseja ingressar num desses centros da IMU deve fazer provas de Matemática, Física, Inglês, Conhecimentos Gerais e uma matéria específica para a especialização desejada.

IMU: http://www.imu.nic.in/

6AMC – Austrália, 1980

Australian Maritime College (Imagem: Divulgação / AMC)

Localizada na Tasmânia, a Australian Maritime College (AMC) é um instituto pertencente a Universidade da Tasmânia que compreende 3 centros nacionais: Centro Nacional de Portos e Navios, Centro Nacional de Máquinas e Hidrodinâmica, Centro Nacional de Meio Ambiente Marinho e Sustentabilidade.

Oferece, em seus 2 campus, cursos de Máquinas, Logística, Sustentabilidade e Náutica.

A AMC é a única do mundo a possuir na mesma área simuladora de resistência de casco (um lago de 100 metros de comprimento), um tanque para testes de hidrodinâmica, simulador de sobrevivência no mar com a reprodução de uma superestrutura de navio, um centro para o desenvolvimento da vida marinha e centro de treinamento para o combate a incêndios.

Tanque de teste de resistência de casco. (Foto: Divulgação / AMC)
Tanque de teste de resistência de casco. (Foto: Divulgação / AMC)

É um dos 7 membros fundadores da Associação Internacional de Faculdades Marítimas, que representam os 5 continentes.

Para estudar na AMC, é preciso enviar uma ficha de inscrição por e-mail para que a faculdade analise o candidato e é, inclusive, possível realizar seus cursos à distância.

AMC: https://www.amc.edu.au/


Texto e pesquisa: Al. Strauss
Edição: Al. Alessandro