O Estaleiro Jurong Aracruz (EJA) recebeu a encomenda de sete embarcações de exploração de petróleo, em 2014, para atuarem junto à bacia de santos (SP). A primeira dessas embarcações, o navio-sonda Arpoador, já encontra-se em estado avançado de desenvolvimento. Seu casco, que foi inicialmente produzido em Singapura, chegou dia 24 deste mês no estaleiro em Aracruz, norte do estado, onde receberá os ajustes finais para a última etapa de construção do navio.

Casco da embarcação sendo transportado de Singapura por navio.
Casco da embarcação sendo transportado de Singapura por navio (Foto: Reprodução da web)

O navio é o pioneiro na indústria naval do estado do Espírito Santo, que foi escolhido como sede para o mais novo estaleiro do EJA, que ficou responsável pela produção dos navios. A importância econômica do projeto para a região foi destacada pela empresa, que emprega cerca de mil funcionários para o projeto e a construção da torre de perfuração do navio.

JURONG-ns-ARPOADOR
Navio-sonda Arpoador no estaleiro Jurong (Foto: divulgação / EJA)

A embarcação, com alojamentos para uma tripulação de até 180 pessoas, possui ampla capacidade de carga, espaço útil e equipamentos avançados de perfuração. O navio-sonda será capaz de operar a dez mil pés de profundidade e perfurar poços de até 12,2 km de comprimento. Ele estará pronto até o final de 2015, segundo o EJA.