Próximo a um conjunto de ilhas perto de Shangai, está sendo construído o maior porto de águas profundas do mundo, já em operação. O porto de Yangshan é uma alternativa ao conturbado tráfego marítimo dos rios que levam ao porto de Shangai e a soma da sua capacidade e rapidez promete torná-lo competitivo em relação aos maiores terminais da Ásia. 

Estrutura Contruída com o auxílio de uma super draga, Yangshan é um exemplo de competência. Suas obras, começadas em 2002, tiveram o prazo de término encurtado, ao contrário do que muitas vezes ocorre no Brasil. Por meio do despejo de lodo, seus ancoradores para 50 navios espalhados por 20 quilômetros, quando concluído, começaram a se erguer no meio do oceano, contando com profundidades de 15 a 20 metros, suficientes para o calado dos maiores navios do planeta.

Logística

O porto conta também com mega guindastes nacionais que garantem a velocidade do embarque e desembarque de contêineres. Assim, enquanto no Brasil são necessários, em média, 13 dias entre a chegada e saída dos navios, Yangshan demora no máximo 3 dias, o que diminui o custo da operação e, por consequência, o dos seus produtos. Se um paralelo fosse traçado em relação aos portos brasileiros, apenas o tempo que se perde com a burocracia, cerca de 6 dias, quando são requisitadas mais de 190 informações ao capitão do navio por diversas autoridades, seria necessário para, pelo menos, dois navios passarem por Yanghan.

Fontes: Portogente.com, EcoFinanças.com e National Geographic

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Aluno do 3º ano do curso de náutica da EFOMM e Comodoro do Grêmio de Vela e Remo